Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36452
Título: Desenvolvimento de um sistema educacional adaptativo para o ensino de matemática na educação básica.
Título(s) alternativo(s): Development of an adaptive educational system for mathematics teaching in basic education.
Autor(es): ALMEIDA, Gabriella Carmen de
BASIL, Jonatha de Souza
Orientador(es): ARAUJO, Rennan Santos de
Outro(s) contribuidor(es): ZAPPAROLLI, Luciana Silva
BITTENCOURT, Vitor da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Ensino fundamental;Ensino por computador;Métodos de ensino;Tecnologia educacional;Matemática;Avaliação de desempenho;Desenvolvimento de software (educação)
Data do documento: 25-Jul-2025
Editor: 113
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Gabriella Carmen de; BASIL, Jonatha de Souza. Desenvolvimento de um sistema educacional adaptativo para o ensino de matemática na educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicações (API) utilizando Java e Spring Boot, voltada para auxiliar o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, com foco em escolas públicas do município de Mauá, São Paulo. Diante dos baixos índices de desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), identificou-se a necessidade de soluções tecnológicas que promovam maior engajamento e compreensão dos conteúdos matemáticos. A metodologia adotada é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, estruturada por meio de um estudo de caso. A API desenvolvida permite o gerenciamento de turmas, atividades e desempenho dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais interativa e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O sistema foi testado em ambiente de simulação, demonstrando viabilidade como ferramenta de apoio ao ensino, com potencial para ser implementado em contextos reais, contribuindo para a inovação educacional.
This study aims to develop an Application Programming Interface (API) using Java and Spring Boot to support the teaching and learning of mathematics in lower secondary education, focusing on public schools in the city of Mauá, São Paulo. Given the low performance of Brazilian students in assessments such as Programme for International Student Assessment (PISA) and Basic Education Development Index (IDEB), there is a clear need for technological solutions that foster greater engagement and understanding of mathematical content. The research is applied in nature, with a qualitative, exploratory, and descriptive approach, structured through a case study. The developed API enables class, activity, and student performance management, promoting a more interactive learning experience aligned with the Common National Curriculum Base (BNCC guidelines. The system was tested in a simulated environment, demonstrating its feasibility as a support tool for teaching, with potential for real-world implementation and contributions to educational innovation.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Informática para Negócios, sob a orientação do Prof. Me. Rennan Santos de Araujo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36452
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
informaticaparanegocios_2025_1_gabriellacarmendealmeida_desenvolvimentodeumsistemaeducacional.pdf
  Restricted Access
3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.