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Título: Avaliação dos fatores psicossociais no trabalho: desafios e consequências para o bem-estar organizacional
Título(s) alternativo(s): Assessment of psychosocial factors at work: challenges and consequences for organizational well-being
Autor(es): SOUSA, Priscila Barbosa de
Orientador(es): GARCIA, Mineia Ferreira Schievano Parede
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Ambiente de trabalho;Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 23-Jun-2025
Editor: 056
Referência Bibliográfica: SOUSA, Priscila Barbosa de. Avaliação dos fatores psicossociais no trabalho: desafios e consequências para o bem-estar organizacional, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, 2025.
Resumo: A avaliação dos fatores psicossociais no trabalho é essencial para identificar riscos que afetam a saúde mental dos colaboradores. Desafios como pressão excessiva, falta de reconhecimento e relações conflituosas impactam o bem-estar organizacional, podendo gerar estresse e baixa produtividade. O objetivo geral deste artigo é apresentar influência dos fatores psicossociais no ambiente de trabalho, destacando seus desafios e os efeitos no bem-estar dos profissionais e da organização. Para atingir esse fim, realizou-se uma revisão abrangente da literatura, consultando fontes secundárias como artigos científicos, livros, revistas e publicações especializadas. Os resultados obtidos nessa análise indicam claramente que os fatores psicossociais têm um forte impacto no ambiente de trabalho, influenciando diretamente o bem-estar dos colaboradores, o que ressalta a importância de estratégias voltadas para a melhoria das relações interpessoais e das condições organizacionais. Assim, conclui-se que os fatores psicossociais no trabalho, influenciam diretamente o bem-estar dos colaboradores, tornando essencial a criação de um ambiente organizacional saudável. A gestão adequada desses fatores ajuda a reduzir o estresse, melhorar as relações interpessoais e aumentar a produtividade.
The assessment of psychosocial factors at work is essential to identify risks that affect the mental health of employees. Challenges such as excessive pressure, lack of recognition and conflicting relationships impact organizational well-being, which can generate stress and low productivity. The general objective of this article is to present the influence of psychosocial factors in the workplace, highlighting their challenges and the effects on the well-being of professionals and the organization. To achieve this goal, a comprehensive review of the literature was carried out, consulting secondary sources such as scientific articles, books, magazines and specialized publications. The results obtained in this analysis clearly indicate that psychosocial factors have a strong impact on the work environment, directly influencing the well-being of employees, which highlights the importance of strategies aimed at improving interpersonal relationships and organizational conditions. Thus, it is concluded that psychosocial factors at work directly influence the well-being of employees, making it essential to create a healthy organizational environment. Proper management of these factors helps to reduce stress, improve interpersonal relationships and increase productivity.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36407
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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