Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36307
Title: MeAprova! Plataforma de auxílio de estudo para o ENEM
Authors: RIBEIRO, Lucas Gabriel
SANTOS, Rodrigo Sousa Vilela dos
OLIVEIRA, Vitor Augusto Silva de
Advisor: VASCONCELOS, Leandro Guarino de
type of document: Monografia
Keywords: Aprendizado computacional;Inteligência artificial
Issue Date: 3-Jul-2025
Publisher: 106
Citation: RIBEIRO, Lucas Gabriel; SANTOS, Rodrigo Sousa Vilela dos; OLIVEIRA, Vitor Augusto Silva de. MeAprova! Plataforma de auxílio de estudo para o ENEM, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2025.
Abstract: O projeto desenvolvido consiste na elaboração de um modelo de negócio eletrônico, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma web de apoio aos estudos para vestibulares, com foco na preparação para o ENEM. A plataforma oferece ferramentas interativas como sessões de estudo cronometradas, sistema de ranking entre usuários, simulados personalizados com integração à API de questões do ENEM e um chat inteligente baseado em inteligência artificial (LLM), permitindo que os usuários tirem dúvidas em tempo real durante os estudos. Além disso, o sistema inclui funcionalidades de controle de pontuação, tempo de estudo e desempenho dos usuários, visando estimular a produtividade e o foco. Todo o desenvolvimento foi pensado para ser acessível, intuitivo e escalável, proporcionando uma alternativa digital eficiente e econômica frente aos cursinhos tradicionais.
The project consists of developing a web platform to support students preparing for college entrance exams, with a primary focus on the Brazilian ENEM exam. The platform provides interactive tools such as timed study sessions, a user ranking system, customizable simulations integrated with the ENEM API, and an AI-powered chat assistant (LLM) that allows users to ask questions and receive answers in real-time during study sessions. Additionally, the system features user registration, login, point tracking, study time monitoring, and performance management, aiming to encourage productivity and focus. The entire development was designed to be accessible, intuitive, and scalable, offering an efficient and affordable digital alternative to traditional preparatory courses.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36307
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.