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Title: ClassCrono: plataforma de agendamento de aulas de reposição para instituição de ensino de idiomas
Authors: RIBEIRO, Alison Augusto dos Santos
Advisor: VASCONCELOS, Leandro Guarino de
type of document: Monografia
Keywords: Língua;Tecnologia da informação
Issue Date: 3-Jul-2025
Publisher: 106
Citation: RIBEIRO, Alison Augusto dos Santos. ClassCrono: Plataforma de Agendamento de Aulas de Reposição para Instituição de Ensino de Idiomas, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2025.
Abstract: Este modelo de negócio eletrônico surge da observação das tarefas administrativas em instituições de ensino de idiomas. O agendamento de aulas é frequentemente manual, realizado por secretárias ou atendentes, o que o torna repetitivo e propenso a falhas como troca de horários ou esquecimentos. Diante dessa problemática – como otimizar o processo de agendamento de aulas utilizando Tecnologia da Informação – o projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de chatbot. O objetivo é proporcionar economia e otimização de tempo, especialmente no agendamento de aulas de reposição, permitindo que os próprios alunos agendem conforme suas preferências e disponibilidade, minimizando a intervenção manual e buscando maior eficiência organizacional. Essa proposta é relevante devido ao alto fluxo de atividades de atendimento para agendamento. Chatbots, amplamente utilizados no campo educacional, podem interagir de forma personalizada, promover aprendizado contínuo e reduzir a carga de trabalho administrativa. Chatbots assistentes são eficazes na automação de tarefas rotineiras e fornecimento de informações diretas, como agendamentos. A implementação deste chatbot representa uma substituição parcial do atendimento humano para atividades repetitivas, direcionando recursos humanos para tarefas estratégicas. O modelo de negócio atende a um mercado em transformação que demanda soluções escaláveis e adaptáveis, representando uma oportunidade estratégica para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a competitividade e impulsionar a inovação no setor educacional.
This e-business model stems from observing administrative tasks in language teaching institutions. Class scheduling is often manual, handled by secretaries or attendants, making it repetitive and prone to errors such as time slot mix-ups or oversights. Addressing the challenge of optimizing the class scheduling process using Information Technology, the project proposes developing a chatbot system. The goal is to provide cost savings and time optimization, particularly for rescheduling classes, allowing students to book according to their preferences and availability, minimizing manual intervention, and enhancing organizational efficiency. This proposal is relevant due to the high volume of scheduling-related customer service activities. Chatbots, widely used in education, can interact in a personalized manner, promote continuous learning, and reduce administrative workload. Assistant chatbots are effective in automating routine tasks and providing straightforward information, such as scheduling. Implementing this chatbot represents a partial replacement of human support for repetitive tasks, redirecting human resources to strategic activities. The business model targets a transforming market that demands scalable and adaptable solutions, offering a strategic opportunity to enhance customer experience, boost competitiveness, and drive innovation in the education sector.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36305
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