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dc.contributor.advisorFILITTO, Danilo-
dc.contributor.authorGODINHO, Gabriel Marchizelli-
dc.contributor.otherFERRARI, Dione Jonathan-
dc.contributor.otherFERNANDES, Carolina Martins-
dc.date.accessioned2025-10-03T13:37:22Z-
dc.date.available2025-10-03T13:37:22Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationGODINHO, Gabriel Marchizelli. Game marketing: jogos indie como canal de marketing e publicidade. Orientador: Danilo Filitto. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36267-
dc.description.abstractEste trabalho conceituou o videogame como entretenimento interativo em mundos virtuais, cujo mercado cresceu enormemente, tornando-se uma indústria global bilionária. Observa que o marketing, especialmente a publicidade in-game contextual e direcionada, tinha o potencial de aumentar ainda mais a lucratividade, conectando marcas a jogadores engajados e gerando novas receitas para desenvolvedoras. Para entender o impacto dessa dinâmica, o trabalho aplicou uma pesquisa quantitativa, buscando quantificar a percepção dos desenvolvedores sobre a publicidade nos jogos e seu potencial para impulsionar a lucratividade do setor. Apesar do investimento em publicidade em jogos por grandes empresas ainda ser limitado, este trabalho conclui que há um grande potencial futuro nesse canal, pois ele oferece visibilidade e interação marca-consumidor. A menor exploração de advergames pode ocorrer devido a conflitos entre o conteúdo do jogo e os ideais da marca, favorecendo modelos demonstrativos. Para desenvolvedores independentes, advergames e publicidade integrada representam novas fontes de receita, enquanto profissionais de marketing podem se beneficiar de parcerias para criar publicidade alinhada aos jogos, buscando um retorno que considere engajamento e percepção positiva. Pesquisas futuras poderiam investigar modelos de publicidade integrada bem-sucedidos e a percepção dos jogadores sobre diferentes formatos de anúncios.pt_BR
dc.description.abstractThis paper conceptualized video games as interactive entertainment in virtual worlds, whose market has grown enormously, becoming a billion-dollar global industry. It notes that marketing, especially contextual and targeted in-game advertising, had the potential to further increase profitability by connecting brands with engaged players and generating new revenue for developers. To understand the impact of this dynamic, the paper applied quantitative research, seeking to quantify developers' perceptions of in-game advertising and its potential to boost the sector's profitability. Although investment in in-game advertising by large companies is still limited, this paper concludes that this channel has great future potential, as it offers visibility and brand-consumer interaction. The reduced exploration of advergames may occur due to conflicts between game content and brand ideals, favoring demonstrative models. For independent developers, advergames and integrated advertising represent new revenue streams, while marketers can benefit from partnerships to create game-aligned advertising, seeking a return that considers engagement and positive perception. Future research could investigate successful integrated advertising models and players' perceptions of different ad formats.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher157pt_BR
dc.subjectJogos de computadorpt_BR
dc.subjectMarketing de mídias sociaispt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGame marketing: jogos indie como canal de marketing e publicidadept_BR
dc.title.alternativeGame marketing: indie games as a marketing and advertising channelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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