Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36245
Title: | Plataforma Estação do Saber: tecnologia a serviço da educação |
Authors: | MACEDO, Marcos Felipe Alves FLORENTINO, Vinicius César Alvim de Freitas FORTES, Yasmin Cristine Mello |
Advisor: | SIMÕES, Marize Corrêa |
type of document: | Relatório Técnico |
Keywords: | Educação;Banco de dados |
Issue Date: | 15-Jul-2025 |
Publisher: | 106 |
Citation: | MACEDO, Marcos Felipe Alves; FLORENTINO, Vinicius César Alvim de Freitas; FORTES, Yasmin Cristine Mello. Plataforma Estação do Saber: Tecnologia a Serviço da Educação, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de sistemas) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2025. |
Abstract: | O projeto Estação do Saber: Tecnologia a Serviço da Educação consistiu no desenvolvimento de uma plataforma web voltada à modernização da gestão escolar da Escola Estação do Saber. O sistema foi criado para centralizar informações acadêmicas e administrativas, oferecer uma interface intuitiva e permitir o acompanhamento eficiente das atividades escolares.
Utilizando tecnologias como PHP com Laravel, TypeScript com React, MySQL e práticas ágeis como Scrum e Kanban, a equipe estruturou um software que atende aos principais requisitos funcionais e não funcionais de usabilidade, segurança e portabilidade. A plataforma contempla funcionalidades como login seguro, cadastro de alunos, turmas e colaboradores, criação de eventos na agenda escolar e registro de chamadas com controle de presença.
A modelagem do banco de dados, as regras de negócio, os diagramas UML e a identidade visual foram cuidadosamente planejados para garantir a escalabilidade, clareza e confiabilidade da aplicação. Com entregas organizadas por sprints mensais, a plataforma foi desenvolvida e validada com participação ativa da instituição, que agora utiliza o sistema oficialmente em sua rotina escolar. The Estação do Saber project consisted of developing a web platform aimed at modernizing the school management of the Estação do Saber institution. The system was designed to centralize academic and administrative information, offer an intuitive interface, and enable efficient monitoring of school-related activities. Built with technologies such as PHP with Laravel, TypeScript with React, and MySQL, and guided by agile methodologies like Scrum and Kanban, the solution was developed through iterative and validated sprints. The system includes functionalities such as secure login, student and staff registration, class management, agenda events, and attendance tracking. Data modeling, business rules, UML diagrams, and visual identity were carefully planned to ensure scalability, clarity, and reliability. With active involvement of the institution’s director as Product Owner (PO), each deliverable was aligned with real institutional needs. Today, the platform is fully implemented and in use at the school, demonstrating its success and practical impact in streamlining daily tasks and improving educational management. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36245 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analise_desenvolvimento_de_sistemas_2025_1_marcos_felipe_alves_macedo_plataforma_estacao_do_saber.pdf Restricted Access | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.