Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112
Title: Ferrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasil
Authors: DEMÉTRIO, Mayara Cristina
MOREIRA, Roberta Alves de Camargo
Advisor: BUENO, Marcos José Corrêa
PUDO, Paula Barbosa
type of document: Artigo Científico
Keywords: Escoamento;Ferrovias;Logística
Issue Date: 2024
Publisher: 184
Citation: DEMÉTRIO, Mayara Cristina; MOREIRA, Roberta Alves de Camargo; Ferrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024
Abstract: Esse trabalho objetiva estudar o projeto Ferrogrão (EF-170), quais são as suas características, impactos na logística do Brasil se relacionando ao escoamento de grãos e quais os aspectos socioeconômicos atrelados à implementação da ferrovia no país. Para tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual além da utilização de artigos, foi de suma importância a utilização de sites governamentais que contém informações especificas sobre a Ferrogrão. A implementação da EF-170 pode oferecer muitos benefícios, principalmente para desafogar o modal rodoviário, pois seria uma alternativa para o escoamento de grãos e consequentemente reduziria os custos e o tempo do transporte, aumentando a competitividade já que o modal é ideal para transportar mercadorias em larga escala para longas distâncias.
This work aims to study Ferrogrão project (EF-170), what are its characteristics, how would Brazil's logistics change in terms flow of grains and what are the socioeconomic aspects linked to the implementation of the railroad in the country. For that, the methodology used was the bibliographic research, in addition to which the use of articles was extremely important to investigate government websites that contain specific information about Ferrogrão. The implementation of the EF-170 will bring many benefits, mainly to relieve the road modal, as it would be an alternative for the flow of grains, consequently it would reduce the costs and the transport time, it would increase the competitiveness since the modal is ideal to transport goods on a large scale over long distances
Description: Artigo publicado Anais do XV FATECLOG, 14 e 15 de junho. Jundiaí: FATECLOG, 2024. ISSN 2357-9684
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_1_mayaracristinademetrio_ferrograoumestudonosetor.pdf
  Restricted Access
703.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.