Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUENO, Marcos José Corrêa | - |
dc.contributor.advisor | PUDO, Paula Barbosa | - |
dc.contributor.author | DEMÉTRIO, Mayara Cristina | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Roberta Alves de Camargo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T20:01:15Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T20:01:15Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | DEMÉTRIO, Mayara Cristina; MOREIRA, Roberta Alves de Camargo; Ferrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112 | - |
dc.description | Artigo publicado Anais do XV FATECLOG, 14 e 15 de junho. Jundiaí: FATECLOG, 2024. ISSN 2357-9684 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho objetiva estudar o projeto Ferrogrão (EF-170), quais são as suas características, impactos na logística do Brasil se relacionando ao escoamento de grãos e quais os aspectos socioeconômicos atrelados à implementação da ferrovia no país. Para tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual além da utilização de artigos, foi de suma importância a utilização de sites governamentais que contém informações especificas sobre a Ferrogrão. A implementação da EF-170 pode oferecer muitos benefícios, principalmente para desafogar o modal rodoviário, pois seria uma alternativa para o escoamento de grãos e consequentemente reduziria os custos e o tempo do transporte, aumentando a competitividade já que o modal é ideal para transportar mercadorias em larga escala para longas distâncias. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to study Ferrogrão project (EF-170), what are its characteristics, how would Brazil's logistics change in terms flow of grains and what are the socioeconomic aspects linked to the implementation of the railroad in the country. For that, the methodology used was the bibliographic research, in addition to which the use of articles was extremely important to investigate government websites that contain specific information about Ferrogrão. The implementation of the EF-170 will bring many benefits, mainly to relieve the road modal, as it would be an alternative for the flow of grains, consequently it would reduce the costs and the transport time, it would increase the competitiveness since the modal is ideal to transport goods on a large scale over long distances | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 184 | pt_BR |
dc.subject | Escoamento | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Ferrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2024_1_mayaracristinademetrio_ferrograoumestudonosetor.pdf Restricted Access | 703.88 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.