Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBUENO, Marcos José Corrêa-
dc.contributor.advisorPUDO, Paula Barbosa-
dc.contributor.authorDEMÉTRIO, Mayara Cristina-
dc.contributor.authorMOREIRA, Roberta Alves de Camargo-
dc.date.accessioned2025-09-26T20:01:15Z-
dc.date.available2025-09-26T20:01:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDEMÉTRIO, Mayara Cristina; MOREIRA, Roberta Alves de Camargo; Ferrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Logística) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36112-
dc.descriptionArtigo publicado Anais do XV FATECLOG, 14 e 15 de junho. Jundiaí: FATECLOG, 2024. ISSN 2357-9684pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho objetiva estudar o projeto Ferrogrão (EF-170), quais são as suas características, impactos na logística do Brasil se relacionando ao escoamento de grãos e quais os aspectos socioeconômicos atrelados à implementação da ferrovia no país. Para tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual além da utilização de artigos, foi de suma importância a utilização de sites governamentais que contém informações especificas sobre a Ferrogrão. A implementação da EF-170 pode oferecer muitos benefícios, principalmente para desafogar o modal rodoviário, pois seria uma alternativa para o escoamento de grãos e consequentemente reduziria os custos e o tempo do transporte, aumentando a competitividade já que o modal é ideal para transportar mercadorias em larga escala para longas distâncias.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study Ferrogrão project (EF-170), what are its characteristics, how would Brazil's logistics change in terms flow of grains and what are the socioeconomic aspects linked to the implementation of the railroad in the country. For that, the methodology used was the bibliographic research, in addition to which the use of articles was extremely important to investigate government websites that contain specific information about Ferrogrão. The implementation of the EF-170 will bring many benefits, mainly to relieve the road modal, as it would be an alternative for the flow of grains, consequently it would reduce the costs and the transport time, it would increase the competitiveness since the modal is ideal to transport goods on a large scale over long distancespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher184pt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFerrogrão: um estudo no setor ferroviário no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_1_mayaracristinademetrio_ferrograoumestudonosetor.pdf
  Restricted Access
703.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.