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dc.contributor.advisorREIS, Caroline Travasso Casarin dos-
dc.contributor.authorLEANDRO, Gabriela Gomes-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Lucas Vicente-
dc.contributor.authorLOPES, Mayara dos Santos-
dc.contributor.authorNEVES, Mirian de Souza-
dc.contributor.authorBRITO, Rebeca Neves-
dc.contributor.otherCLEMENTINO, Maria Daniela-
dc.contributor.otherSANTOS, Amanda da Silva-
dc.contributor.otherMATOS, Thanyá Miranda de-
dc.date.accessioned2025-09-24T19:27:36Z-
dc.date.available2025-09-24T19:27:36Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.citationLEANDRO, G. G.; RIBEIRO, L. V.; LOPES, M. S.; NEVES, M. S.; BRITO, R. N. Do talo à cascа: o potencial educativo do aproveitamentо integral dos alimentos. 33 f. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico Nutrição e Dietética) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36035-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar os hábitos de descarte de alimentos no ambiente doméstico e avaliar o potencial do aproveitamento integral como estratégia para minimizar o desperdício alimentar, promover a sustentabilidade e valorizar os nutrientes presentes nos alimentos. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um formulário em formato digital e impresso, a fim de coletar dados quantitativos sobre o comportamento alimentar dos participantes, o nível de conhecimento sobre práticas sustentáveis e os fatores que influenciam o desperdício, como hábitos culturais e a disponibilidade de tempo para o preparo das refeições. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas lacunas no conhecimento da população sobre o aproveitamento integral dos alimentos e constatou-se que o desperdício ainda é recorrente em muitos lares. Como estratégia de intervenção, foram elaborados vídeos com receitas que utilizam partes usualmente descartadas dos alimentos, como cascas, talos e sementes, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas alimentares mais conscientes. O estudo evidencia a importância da educação alimentar como ferramenta para transformar comportamentos e promover uma rotina doméstica mais sustentável, contribuindo para a redução de impactos ambientais, sociais e econômicos associados ao desperdício de alimentos. Conclui-se que o incentivo ao aproveitamento integral deve ser constante, por meio de ações educativas acessíveis e adaptadas à realidade das famílias.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate household food waste habits and evaluate the potential of food utilization strategies as a means to reduce waste, promote sustainability, and enhance the nutritional value of consumed food. The research was conducted through the application of a digital and printed questionnaire designed to collect quantitative data on participants' eating behaviors, their level of knowledge about sustainable practices, and the factors that influence food waste, such as cultural habits and the time available for meal preparation. Based on the analysis of the collected data, knowledge gaps regarding food utilization were identified, revealing that food waste remains a frequent practice in many households. As na intervention strategy, educational recipe videos were created using typically discarded parts of food such as peels, stalks, and seeds to encourage more conscious and sustainable eating practices. The study highlights the importance of food and nutrition education as a key tool for transforming behaviors and promoting a more sustainable household routine, thus reducing the environmental, social, and economic impacts of food waste. It is concluded that promoting full food utilization must be a continuous effort through accessible educational initiatives tailored to the reality of families.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher242pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAproveitamentopt_BR
dc.subjectProgramas de nutriçãopt_BR
dc.subjectDesperdício de alimentospt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleDo talo à cascа: o potencial educativo do aproveitamentо integral dos alimentospt_BR
dc.title.alternativeFrom stem to rind: the educational potential of using food comprehensivelypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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