Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35974
Title: O processo de conectividade e automação no setor portuário e a implementação do gêmeo digital nas operações
Authors: SILVA, Cleovânia Ferreira da
TEODORO, Diego de M. Nolasco
SILVA, Felipe Bispo da
NUNES, Gabrielly da Silva
Advisor: FERREIRA, Marchione dos Reis
type of document: Artigo Científico
Keywords: Automação portuária;Trabalho portuário;Portos - Santos (SP)
Issue Date: 24-Jun-2025
Publisher: 122
Citation: SILVA, Cleovânia Ferreira da et al. O processo de conectividade e automação no setor portuário e a implementação do gêmeo digital nas operações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Portos) - ETEC Dona Escolástica Rosa-Classe Descentralizada Escola Estadual Professora Zulmira Campos, Santos-SP, 2025.
Abstract: A Revolução Industrial promoveu mudanças estruturais nos sistemas de produção e nas relações de trabalho, marcando o início da modernização econômica global. No Brasil, seus efeitos foram sentidos de forma gradual, impactando diretamente setores estratégicos como o portuário. O Porto de Santos, principal da América Latina, acompanhou essa evolução, passando por processos de mecanização, aumento da demanda operacional e necessidade crescente de mão de obra qualificada. Com a criação do OGMO, buscou-se regulamentar e organizar o trabalho portuário, respondendo à complexidade crescente das operações. No entanto, desafios como a precarização e a baixa qualificação da força de trabalho persistem. Diante disso, a qualificação profissional torna-se fundamental para acompanhar as transformações tecnológicas e garantir eficiência e segurança nas operações. Nesse contexto, a Autoridade Portuária de Santos (APS) iniciou a implementação do gêmeo digital, uma tecnologia que replica virtualmente as operações físicas do porto, otimizando processos, reduzindo custos e ampliando o controle operacional. Este trabalho analisa essa evolução histórica e tecnológica, destacando a relação entre inovação, qualificação e modernização do trabalho portuário.
The Industrial Revolution promoted structural changes in production systems and labor relations, marking the beginning of global economic modernization. In Brazil, its effects were felt gradually, directly impacting strategic sectors such as port. The Port of Santos, the largest port in Latin America, followed this Evolution, undergoing mechanization processes, increased operational demand and a growing need for committed labor. With the creation of the OGMO, the aim was sought to regulate and organize port work, responding to the increasing complexity of operations. However, challenges such as precariousness and the low qualification of the work force persist. In view of this, professional qualification becomes essential to keep up with technological transformations and ensure efficiency and safety in operations. In this context, the Port Authority of Santos (APS) began implementation digital means, a technology that virtually replicates the physical operations of the port, optimizing processes, reducing costs, and expanding operational control. This paper analyzes this historical and technological Evolution, highlighting the relationship between innovation, qualification and modernization of port work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35974
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
portos_2025_1_cleovania_oprocessodeconectividadeeautomocaonosetorportuario (1).pdf260.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.