Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35923
Title: Planejamento estratégico em hortícolas embalados na região de Mogi das cruzes/SP
Authors: TANI, Akio
FERNANDES, Reginaldo Aparecido Fermino
BRAITO, Werica da Silva Elias
Advisor: MUÇOUÇAH, Mariana Fraga Soares
FORNI, Décio Ferreira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Planejamento estratégico;Comércio;Horticultura
Issue Date: 2024
Publisher: 184
Citation: TANI, Akio; FERNANDES, Reginaldo Aparecido Fermino; BRAITO, Werica da Silva Elias. Planejamento estratégico em hortícolas embalados na região de Mogi das cruzes/SP, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024
Abstract: O presente artigo tem como objetivo propor estratégias específicas para alcançar as metas e objetivos de uma organização utilizando o Planejamento Estratégico. Neste estudo, iremos abordar as etapas que envolvem a comercialização de produtos embalados no segmento de hortifruti dentro do agronegócio. O objetivo apresentar fatores importantes para agregar valor aos produtos, fidelizar um público-alvo, dentre outros que permitam aumentar a visibilidade e competitividade dos pequenos produtores regionais, estabelecendo métricas de padronização de processos e produtos. Ao evidenciar as necessidades e potencialidades dos produtos de hortifruti, este estudo pode colaborar com os produtores rurais da região de Mogi das Cruzes/SP, proporcionando um crescimento nas vendas. Ter um produto de boa qualidade não é suficiente para entrar em mercados diferenciados. A aparência do produto e a forma de apresentação (embalagem) são essenciais para destacar o produto da concorrência. Uma boa embalagem pode melhorar ainda mais a qualidade do produto, agregar valor, higiene e segurança, além de aumentar a sua shelf life (vida de prateleira), o que pode melhorar a rentabilidade e lucratividade do produtor. Para implementar essas estratégias, é importante que os produtores tenham conhecimento sobre o mercado e os concorrentes, além de investirem em tecnologias que permitam a padronização da produção e a melhoria da qualidade do produto. Portanto, a elaboração de estratégias específicas para a comercialização de produtos embalados no segmento de hortifruti dentro do agronegócio pode trazer inúmeros benefícios aos produtores, desde o aumento da visibilidade e competitividade até a melhoria da qualidade do produto, resultando em maior rentabilidade e lucratividade.
This article aims to propose specific strategies to achieve the goals and objectives of an organization, using Strategic Planning. In this study, we will address the stages that involve the marketing of packaged products in the horticulture sector within agribusiness. The goal is to add value to the products, retain a target audience, and increase the visibility and competitiveness of small regional producers by establishing metrics for standardizing processes and products. By highlighting the needs and potential of horticultural products, this study can help producers from Mogi das Cruzes/SP, providing growth in their sales. Having a good quality product is not enough to get into differentiated markets. Packaging appearance and presentation are essential to stand out on the competition. A good packaging can improve the quality of the product, add value, hygiene and safety, as well as increase its shelf life, which can impact on profitability. To implement these strategies, it is important that producers have a good knowledge of the market and their competitors, as well as invest in technologies that allow production standardization and quality improvement. In summary, the development of specific strategies for the marketing of packaged products in the horticulture sector within agribusiness can bring numerous benefits to producers, from increasing visibility and competitiveness to improving product quality, resulting in greater profitability.
Description: Artigo publicado Revista Eletrônica Anima Terra, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes – FATEC-MC. Mogi das Cruzes-SP., n°18, ano IX, p.1-15, 1° semestre de 2024. ISSN 2526-1940.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35923
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agronegocio_2024_1_akiotani_planejamentoestrategicoemhorticolasembalados.pdf
  Restricted Access
400.7 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.