Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35913
Title: A importância do letramento matemático para a educação financeira e tomada de decisões conscientes
Other Titles: The importance of mathematical literacy for financial education and informed decision-making
Authors: SABADINI, Isabeli
Advisor: DIAS, Marcos de Carvalho
Other contributor: MACETTI, Thaís Godoy Vazquez
VENDEMIATTI, Aloísio Daniel
type of document: Monografia
Keywords: Administração financeira;Cálculo;Matemática
Issue Date: 23-Jun-2025
Publisher: 004
Citation: SABADINI, Isabeli. A importância do letramento matemático para a educação financeira e tomada de decisões conscientes, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2025.
Abstract: O letramento matemático e a educação financeira são pilares fundamentais para a formação de cidadãos capazes de enfrentar desafios econômicos de maneira consciente e crítica. Este trabalho tem como objetivo propor estratégias para ampliar essas competências no contexto escolar, considerando práticas pedagógicas inovadoras, políticas públicas e a relevância da capacitação docente. A pesquisa baseou-se em uma abordagem teórica reflexiva, utilizando análise de estudos pré-existentes para identificar lacunas no ensino atual e apresentar soluções práticas. Entre as estratégias discutidas, destacam-se a inserção de conteúdos financeiros nos currículos desde a infância, o uso de tecnologias como apoio ao aprendizado e o fortalecimento do vínculo entre teoria e prática. A conclusão ressalta a importância de integrar esforços sociais, educacionais e políticos para alcançar resultados efetivos e duradouros. Dessa forma, o trabalho contribui para o debate sobre a necessidade de preparar as novas gerações para lidar com questões financeiras de forma ética e sustentável, promovendo maior igualdade social e econômica.
Mathematical literacy and financial education are fundamental pillars for the education of citizens capable of facing economic challenges in a conscious and critical manner. This study aims to propose strategies to expand these skills in the school context, considering innovative pedagogical practices, public policies and the relevance of teacher training. The research was based on a reflective theoretical approach, using analysis of pre-existing studies to identify gaps in current education and present practical solutions. Among the strategies discussed, the inclusion of financial content in curricula from childhood, the use of technologies to support learning and the strengthening of the link between theory and practice stand out. The conclusion highlights the importance of integrating social, educational and political efforts to achieve effective and lasting results. In this way, the study contributes to the debate on the need to prepare new generations to deal with financial issues in an ethical and sustainable manner, promoting greater social and economic equality.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35913
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20251S_Isabeli Sabadini_OD2645.pdf826.39 kBAdobe PDFView/Open
TA - Isabeli Sabadini.pdf
  Restricted Access
307.46 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.