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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35829
Title: | Acesso a oportunidades como critério de análise do transporte público municipal em São Paulo : um estudo de caso. |
Authors: | SILVA, Gabriel Osni da |
Advisor: | ALVAREZ NETO, Leônidas |
Other contributor: | CARDOSO, Charles Biano CONCEIÇÃO, Moisés Tavares da |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Transporte público;Transporte de passageiros;Logística |
Issue Date: | 16-Jun-2025 |
Publisher: | 137 |
Citation: | SILVA, Gabriel Osni da. Acesso a oportunidades como critério de análise do transporte público municipal em são paulo : um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superio em Tecnologia em Logística) – Faculdade de Tecnologia Zona Sul: São Paulo, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo realizar a análise da acessibilidade proporcionada pelo Sistema de Transporte Público Rodoviário (STP-Ônibus) sob jurisdição do município de São Paulo, qualificando as oportunidades de trabalho proporcionadas pelo uso do ônibus. Para tanto, por meio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), busca-se realizar o cruzamento da densidade de empregos, estabelecimentos de educação e espaços culturais com os desenhos de linhas apresentados nas licitações que regulam atualmente o sistema. Para auxiliar na elaboração deste trabalho, serão abordadas a estrutura do espaço urbano na cidade de São Paulo; a função e o desempenho dos sistemas de transporte neste espaço e de que maneira este sistema promove a mobilidade e a acessibilidade dos deslocamentos. A hipótese deste trabalho é que o sistema de ônibus não é suficiente para democratizar a acessibilidade no território municipal, justificado pela necessidade de integração e baixas velocidades desenvolvidas. Espera-se que, com este trabalho, seja possível contribuir para o entendimento de que a oferta de transportes não seja suficiente para sanar os problemas de mobilidade, uma vez que estes são derivados do uso do solo. This study aims to analyze the accessibility provided by the public transport system (pts) of the city of São Paulo, qualifying the opportunities for work, education and leisure provided by the use of the bus. Therefore, through Geographic Information Systems (GIS), it is sought to cross the density of jobs, educational establishments and cultural spaces with the line drawings presented in the tenders that currently regulate the system. To assist in the elaboration of this work, the structure of urban space in the city of São Paulo will be addressed; the function and performance of transport systems in this space and how this system promotes mobility and accessibility of travel. The hypothesis of this work is that the bus system is not enough to democratize accessibility in the municipal territory, justified by the need for integration and low developed speeds. It is hoped that, with this work, it will be possible to contribute to the understanding that the supply of transport is not sufficient to solve mobility problems, since these are derived from land use. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35829 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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