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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35701
Title: | Projeto de desenvolvimento de produto agroindústria de hamburguer de shimeji |
Authors: | FERREIRA, Karine Tokiko Sakuma SEIXAS, Ricardo Ribeiro SOUZA, Thiago Martins |
Advisor: | ESPINDOLA, Aloisio dos Santos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Cogumelos comestíveis;Produtos (projeto);Áreas agroindustriais |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | 184 |
Citation: | FERREIRA, Karine Tokiko Sakuma; SEIXAS, Ricardo Ribeiro; SOUZA, Thiago Martins. Projeto de desenvolvimento de produto agroindústria de hamburguer de shimeji, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024 |
Abstract: | Os cogumelos são uma alternativa alimentar sustentável, com
menor impacto ambiental em comparação a outras fontes de proteína, como a carne. Sua
introdução nas escolas pode ser feita de forma prática e criativa, como em sopas, caldos,
hambúrgueres vegetais ou misturados em preparações como arroz, macarrão e molhos. Oferecer
cogumelos nas refeições escolares não só diversifica o cardápio, mas também incentiva hábitos
alimentares saudáveis desde a infância, preparando as crianças para uma vida mais equilibrada
e consciente.
O planejamento do setor secundário (agroindústria), requer análise, planejamento e
implementação de uma base produtiva devidamente organizada com o objetivo de atender as
necessidades da agroindústria quanto ao tipo, a qualidade e a quantidade de matéria-prima,
verificando a necessidade ou não de se processá-la, pois muitas frutas e vegetais são
comercializados em feiras, bem como o consumo em restaurantes, hotéis, etc. na forma “in
natura”, com um atrativo ainda melhor, se no caso, estes produtos forem orgânicos.
Para que um projeto obtenha resultados positivos é necessário que as três etapas,
primária (matéria-prima), secundária (agroindústria) e terciária (comercialização) estejam
ordenadas e sincronizadas. Portanto, é indispensável o planejamento e a execução de etapas
preparatórias que antecedem a elaboração dos Projetos Agroindustriais para os Territórios
Rurais, além da promoção da sensibilização para o apoio de Instituições como Municípios,
Unidades da Federação, movimentos sociais dentre outros, para participarem conjuntamente do
desenvolvimento desta atividade de modo que os efeitos multiplicadores da agregação de valor
à produção pela agroindustrialização ocorram tanto a montante, na atividade agropecuária,
como a jusante, na estrutura de comercialização e serviços, e reflitam na efetiva interiorização
do processo de desenvolvimento. Mushrooms are a sustainable food alternative with a lower environmental impact compared to other protein sources like meat. Their introduction into schools can be done in a practical and creative way, such as in soups, broths, veggie burgers, or mixed into preparations like rice, pasta, and sauces. Offering mushrooms in school meals not only diversifies the menu but also encourages healthy eating habits from childhood, preparing children for a more balanced and conscious life. The planning of the secondary sector (agribusiness) requires the analysis, planning, and implementation of a properly organized production base to meet the needs of the agribusiness in terms of the type, quality, and quantity of raw material. It also requires verifying the need to process the raw materials, since many fruits and vegetables are sold at markets, as well as consumed in restaurants, hotels, etc., in their "in-natura" or fresh form. This is an even better option if the products are organic. For a project to achieve positive results, the three stages—primary (raw material), secondary (agribusiness), and tertiary (commercialization)—must be ordered and synchronized. Therefore, it is essential to plan and execute preparatory steps before developing Agribusiness Projects for Rural Territories. Additionally, it is important to raise awareness and gain the support of institutions such as municipalities, state governments, and social movements, among others, to participate jointly in the development of this activity. This ensures that the multiplier effects of adding value to production through agro-industrialization occur both upstream, in agricultural activity, and downstream, in the commercialization and services structure, and are reflected in the effective internalization of the development process. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35701 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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