Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEREIRA, Edson-
dc.contributor.authorAUGUSTO, Gabriel-
dc.contributor.authorDIOGINES, Gabriel-
dc.contributor.authorFERREIRA, Guilherme-
dc.contributor.authorMARTINS, Lucas-
dc.date.accessioned2025-09-09T16:48:50Z-
dc.date.available2025-09-09T16:48:50Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Gabriel; DIOGINES, Gabriel; FERREIRA, Guilherme; MARTINS, Lucas. Tapete assistente, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em informática) – Etec de Mauá, Mauá, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35689-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um tapete assistente voltado para o auxílio de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que enfrentam dificuldades na fala. O objetivo principal do projeto é criar uma ferramenta interativa que facilite a comunicação dessas crianças, promovendo o desenvolvimento da linguagem de forma lúdica e acessível. O tapete, por meio de sensores e elementos visuais, estimula as crianças a interagirem e responderem a comandos simples, incentivando a expressão verbal. O produto será comercializado para clínicas especializadas no tratamento de TEA, onde será utilizado por profissionais para apoiar o processo terapêutico. A pesquisa envolveu a análise das necessidades específicas desse público e a implementação de tecnologias que favoreçam a comunicação, com resultados positivos no desenvolvimento da fala e na interação das crianças com o ambiente. A conclusão aponta para o potencial do tapete assistente como uma ferramenta eficaz no apoio ao tratamento de crianças com TEA.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the development of an assistant mat aimed at assistance for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) who face speech difficulties. The main objective of the project is to create an interactive tool that facilitates the communication of these children, promoting the development of language in a playful and accessible way. The carpet, through sensors and elements visuals, encourages children to interact and respond to simple commands, encouraging verbal expression. The product will be sold to clinics specialized in the treatment of ASD, where it will be used by professionals to support the therapeutic process. The research involved the analysis of specific needs of this public and the implementation of technologies that favor communication, with positive results in the development of speech and in the interaction of children with the environment. The conclusion points to the potential of the assistant mat as a effective tool to support the treatment of children with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher128pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleTapete assistentept_BR
dc.title.alternativeAssistent matpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFORMATICA_2025_1_GabrielAugusto_Tapeteassistente.pdf854.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.