Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35668
Título: | Os desafios para a inserção de pessoas sem o diploma do ensino médio no mercado de trabalho em São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | The challenges of integrating people without a high school diploma into the job market in São Paulo |
Autor(es): | POZZOBOM, Beatriz Ferreira MACEDO, Erika Santana LIMA, Fernanda Pereira Machado GARDEZANI, Marianna Emmanuela de Oliveira |
Orientador(es): | SANTOS, Luiz Carlos Terra dos |
Outro(s) contribuidor(es): | LUNA, Ana Paula Martiniano de SOUSA, Marcos Antonio Domingos SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho;Desigualdades;Trabalho informal;Políticas públicas;Ensino médio |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 041 |
Referência Bibliográfica: | POZZOBON, Beatriz Ferreira; MACEDO, Erika Santana; LIMA, Fernanda Pereira Machado; GARDEZANI, Marianna Emmanuela de Oliveira. Os desafios para a inserção de pessoas sem o diploma do Ensino Médio no mercado de trabalho em São Paulo. Monografia (Curso Técnico em Administração) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2024. |
Resumo: | A crise proletária brasileira enfrentou grandes dificuldades ao longo da história, sempre trabalhando mais do que deveria e tendo seus direitos básicos negligenciados, como os estudos. Esta pesquisa está direcionada, assim, a compreender e analisar as causas da inconclusão dos estudos de tais pessoas na atualidade, moradoras da região metropolitana de São Paulo, suas características demográficas, raciais, etárias e socioeconômicas, de que maneira isso afeta suas vidas quando optam por procurar um emprego e a razão de grande parte acabar n mercado de trabalho informal - e suas consequências. Analisa-se, também, as políticas públicas que visam amenizar este obstáculo, como leis trabalhistas e programas de ensino para jovens e adultos e suas respectivas eficácias. A metodologia do trabalho é formada por estudos bibliográficos, bem como por pesquisas de campo sobre o tema - formulário e entrevistas; e seus dados, posteriormente interpretados e explanados. The Brazilian proletariat has faced great difficulties throughout history, always working more than they should and having their basic rights, such as education, neglected. This research aims to understand and analyze the causes of the current incompleteness of education among these individuals living in the São Paulo metropolitan region, their demographic, racial, age, and socioeconomic characteristics, how this affects their lives when they choose to seek employment, and why so many end up in the informal labor market—and its consequences. It also analyzes public policies aimed at alleviating this obstacle, such as labor laws and education programs for youth and adults, and their respective effectiveness. The methodology consists of bibliographical studies, as well as field research on the topic—forms and interviews; and the data, subsequently interpreted and explained. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35668 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
administracao_2024_2_beatriz_ferreira_pozzobon_os_desafios_para.pdf Restricted Access | 25.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.