Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35627
Título: | A relação entre inteligência artificial e gamificação na aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | The relationship between artificial intelligence and gamification in learning |
Autor(es): | SANTOS, Thaynara Keiko Oda |
Orientador(es): | TSAI, David |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inteligência artificial;Jogos educativos;Ensino e aprendizagem;Educação |
Data do documento: | 30-Jun-2025 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Thaynara Keiko Oda. A relação entre inteligência artificial e gamificação na aprendizagem, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a integração entre Inteligência Artificial (IA) e a gamificação no processo de ensino-aprendizagem, investigando seus benefícios, desafios e implicações educacionais, sociais e éticas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e teórica, realizando uma revisão bibliográfica da literatura nacional e internacional do tema. Para isto, a IA é abordada como ferramenta capaz de personalizar o ensino por meio de algoritmos e tutores inteligentes, enquanto a gamificação é discutida como estratégia pedagógica que utiliza elementos lúdicos para promover motivação. A pesquisa demonstra que, quando combinadas, essas tecnologias podem criar experiências de aprendizagem mais significativas, motivadoras e inclusivas, favorecendo o desenvolvimento das competências do século XXI. No entanto, a utilização dessas abordagens enfrenta desafios, como infraestrutura limitada, formação docente insuficiente e o uso e proteção dos dados. Assim, tem-se que a integração entre IA e gamificação é uma oportunidade de inovação educacional, desde que feita com planejamento crítico e pedagógico, proporcionando subsídio teórico para educadores e desenvolvedores que buscam incorporar tecnologias à prática educacional de forma ética, inclusiva e eficiente. This work aims to analyze the integration of Artificial Intelligence (AI) and gamification in the teaching and learning process, investigating its benefits, challenges and educational, social and ethical implications. The study takes a qualitative and theoretical approach, carrying out a bibliographical review of national and international literature on the subject. To this end, AI is approached as a tool capable of personalizing teaching through algorithms and intelligent tutors, while gamification is discussed as a pedagogical strategy that uses playful elements to promote motivation. The research shows that, when combined, these technologies can create more meaningful, motivating and inclusive learning experiences, favoring the development of 21st century skills. However, the use of these approaches faces challenges, such as limited infrastructure, insufficient teacher training and the use and protection of data. Thus, the integration of AI and gamification is an opportunity for educational innovation, provided it is done with critical and pedagogical planning, providing theoretical support for educators and developers seeking to incorporate technologies into educational practice in an ethical, inclusive and efficient way. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35627 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseedesenvolvimentodesistemas_2025_1_thaynarakeikooda_arelaçãoentreinteligênciaartificialegamificaçãonaaprendizagem.pdf Restricted Access | 385.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.