Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35604
Title: | Inteligência emocional e produtividade |
Other Titles: | Emotional intelligence and productivity |
Authors: | SOUZA, Ana Luíza Miranda de BARROSO, Bruna Cristina Lourenço BRITO, Emanueli Maria Campos de FONTES, Juliana Simões dos Santos MOREIRA, Natali Aparecida Roberta MAXIMO, Stefania Misaela Jamiary |
Advisor: | SILVA, Elton Orris Marinho da |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inteligência emocional;Produtividade;Ambiente organizacional |
Issue Date: | 26-Jun-2025 |
Publisher: | 002 |
Citation: | SOUZA, Ana Luíza Miranda de; BARROSO, Bruna Cristina Lourenço; BRITO, Emanueli Maria Campos de; FONTES, Juliana Simões dos Santos; MOREIRA, Natali Aparecida Roberta; MAXIMO, Stefania Misaela Jamiary. Inteligência emocional e produtividade. 2025. 14 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025. |
Abstract: | Este artigo aborda a inteligência emocional como um fator determinante
para o aumento da produtividade no ambiente organizacional, destacando sua
importância no contexto atual das organizações. O estudo apresenta uma análise
teórica sobre a evolução do conceito de inteligência emocional, sua relevância para a
gestão de pessoas, bem como a sua influência direta na produtividade dos
colaboradores. Além disso, são discutidas as principais estratégias que podem ser
adotadas pelas organizações para o desenvolvimento das competências emocionais
de seus profissionais. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliográfica,
com foco em publicações recentes e relevantes sobre o tema. Os resultados indicam
que a promoção da inteligência emocional no ambiente corporativo favorece a
melhoria do clima organizacional, a redução de conflitos e o aumento significativo da
produtividade, demonstrando sua relevância como uma competência estratégica nas
organizações contemporâneas. Para aprofundar o que foi visto na teoria, um estudo
de caso foi feito, num supermercado de médio porte seus colaboradores contaram as
ações diárias de serviço, o convívio com os outros colaboradores e os líderes, desta
forma obteve-se conteúdo real para análise de comportamento, pode-se encontrar o
problema e sugerir ações que irá gerar melhoria na empatia e na produtividade. This paper addresses emotional intelligence as a determining factor for increasing productivity in the organizational environment, highlighting its importance in the current context of organizations. The study presents a theoretical analysis of the evolution of the concept of emotional intelligence, its relevance for people management, as well as its direct influence on employees' productivity. Furthermore, the main strategies that organizations can adopt to develop the emotional competencies of their professionals are discussed. The methodology used was based on a bibliographic review, focusing on recent and relevant publications on the subject. The results indicate that promoting emotional intelligence in the corporate environment favors the improvement of organizational climate, the reduction of conflicts and a significant increase in productivity, demonstrating its relevance as a strategic competence in contemporary organizations. To deepen what was seen in theory, a case study was conducted in a medium-sized supermarket. Its employees shared their daily service activities, their interactions with colleagues and leaders. In this way, real content was obtained for behavioral analysis, allowing the identification of problems and the suggestion of actions that will lead to improvements in empathy and productivity. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35604 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administracao_2025_primeiro_semestre_Ana_Luíza_Miranda_Souza_inteligencia_emocional_produtividade.pdf Restricted Access | 472.25 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.