Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35604
Title: Inteligência emocional e produtividade
Other Titles: Emotional intelligence and productivity
Authors: SOUZA, Ana Luíza Miranda de
BARROSO, Bruna Cristina Lourenço
BRITO, Emanueli Maria Campos de
FONTES, Juliana Simões dos Santos
MOREIRA, Natali Aparecida Roberta
MAXIMO, Stefania Misaela Jamiary
Advisor: SILVA, Elton Orris Marinho da
type of document: Artigo Científico
Keywords: Inteligência emocional;Produtividade;Ambiente organizacional
Issue Date: 26-Jun-2025
Publisher: 002
Citation: SOUZA, Ana Luíza Miranda de; BARROSO, Bruna Cristina Lourenço; BRITO, Emanueli Maria Campos de; FONTES, Juliana Simões dos Santos; MOREIRA, Natali Aparecida Roberta; MAXIMO, Stefania Misaela Jamiary. Inteligência emocional e produtividade. 2025. 14 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025.
Abstract: Este artigo aborda a inteligência emocional como um fator determinante para o aumento da produtividade no ambiente organizacional, destacando sua importância no contexto atual das organizações. O estudo apresenta uma análise teórica sobre a evolução do conceito de inteligência emocional, sua relevância para a gestão de pessoas, bem como a sua influência direta na produtividade dos colaboradores. Além disso, são discutidas as principais estratégias que podem ser adotadas pelas organizações para o desenvolvimento das competências emocionais de seus profissionais. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliográfica, com foco em publicações recentes e relevantes sobre o tema. Os resultados indicam que a promoção da inteligência emocional no ambiente corporativo favorece a melhoria do clima organizacional, a redução de conflitos e o aumento significativo da produtividade, demonstrando sua relevância como uma competência estratégica nas organizações contemporâneas. Para aprofundar o que foi visto na teoria, um estudo de caso foi feito, num supermercado de médio porte seus colaboradores contaram as ações diárias de serviço, o convívio com os outros colaboradores e os líderes, desta forma obteve-se conteúdo real para análise de comportamento, pode-se encontrar o problema e sugerir ações que irá gerar melhoria na empatia e na produtividade.
This paper addresses emotional intelligence as a determining factor for increasing productivity in the organizational environment, highlighting its importance in the current context of organizations. The study presents a theoretical analysis of the evolution of the concept of emotional intelligence, its relevance for people management, as well as its direct influence on employees' productivity. Furthermore, the main strategies that organizations can adopt to develop the emotional competencies of their professionals are discussed. The methodology used was based on a bibliographic review, focusing on recent and relevant publications on the subject. The results indicate that promoting emotional intelligence in the corporate environment favors the improvement of organizational climate, the reduction of conflicts and a significant increase in productivity, demonstrating its relevance as a strategic competence in contemporary organizations. To deepen what was seen in theory, a case study was conducted in a medium-sized supermarket. Its employees shared their daily service activities, their interactions with colleagues and leaders. In this way, real content was obtained for behavioral analysis, allowing the identification of problems and the suggestion of actions that will lead to improvements in empathy and productivity.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35604
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2025_primeiro_semestre_Ana_Luíza_Miranda_Souza_inteligencia_emocional_produtividade.pdf
  Restricted Access
472.25 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.