Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35525
Title: Implementação do endomarketing – estudo de caso de uma empresa do setor maquinário agrícola em Piracicaba-SP
Other Titles: Implementation of internal marketing – case study of a company in the agricultural machinery sector in Piracicaba, São Paulo
Authors: MAXIMIANO, Estela Fernanda da Silva
PEREIRA, Lígia Nicolucci Leal
Advisor: CUNHA, Christiano França da
Other contributor: MAZZONETTO, Alexandre Witier
MYCZKOWSKI, Maria Helena Bernardo
type of document: Monografia
Keywords: Endomarketing;Comunicação interna;Motivação
Issue Date: 26-Jun-2015
Publisher: 175
Citation: MAXIMIANO, Estela Fenanda da Silva; PEREIRA, Lígia Nicolucci Leal Pereira. Implementação do endomarketing – estudo de caso de uma empresa do setor maquinário agrícola em Piracicaba-SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2015.
Abstract: O presente trabalho visou analisar se as ferramentas do Endomarketing estão sendo utilizadas de forma eficiente por uma empresa de grande porte do setor maquinário em Piracicaba-SP. Para isso, foram vistos os conceitos do Endomarketing e suas principais ferramentas, para que sejam compreendidas e analisadas de acordo com as respostas obtidas através de um questionário enviado aos funcionários, utilizado como base para este estudo de caso. A pesquisa baseada no estudo de caso teve como objetivo: (i) identificar as principais teorias sobre Endomarketing, (ii) compreender a relação entre o Endomarketing e a comunicação interna e (iii) analisar a percepção dos colaboradores em relação às ações desenvolvidas pela empresa. Para obter os dados necessários para responder a questão norteadora e os principais resultados e conclusões, foi realizada uma pesquisa quantitativa com os funcionários da empresa mencionada neste estudo de caso, através de um questionário. O resultado dessa pesquisa foi bastante positivo para a empresa, pois foi possível verificar que a empresa está aplicando de forma satisfatória as ferramentas do Endomarketing. Apesar de ser um assunto recente, a motivação no ambiente organizacional tem se tornado uma grande aliada à lucratividade da empresa, fazendo com que o retorno por parte dos funcionários seja cada vez mais positivo, quando aplicada corretamente de acordo com os conceitos mencionados ao decorrer deste trabalho.
This study aimed to analyze whether the Internal Marketing tools are being used efficiently for a large company in the machinery industry in Piracicaba-SP. For this, they were seen the concepts of Endomarketing and its main tools in order to be understood and analyzed according to the responses obtained through a questionnaire sent to employees, used as the basis for this case study. The research based on a case study aimed to: (i) identify the main theories about Endomarketing, (ii) understand the relationship between Internal Marketing and internal communication and (iii) analyze the perception of employees regarding actions taken by the company. To obtain the data necessary to answer the main question and the main results and conclusions, a quantitative research with employees of the company mentioned in this case study was conducted through a questionnaire. The result of this survey was very positive for the company because it was possible to verify that the company is applying satisfactorily the Endomarketing tools. Despite being a recent issue, the motivation in the organizational environment has become a great ally to the company's profitability, causing the return by employees is increasingly positive, when properly applied in accordance with the concepts mentioned the course of this work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35525
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2015_1_estela_maximiano_implementacao_do_endomarketing.pdf
  Restricted Access
1.74 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.