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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35487
Title: | Análise de jogos digitais vencedores do goty quanto às suas funcionalidades de acessibilidade |
Authors: | NEVES, Marcelle Viana das |
Advisor: | CARVALHO, Luciano Gonçalves de |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Inclusão digital |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | 184 |
Citation: | NEVES, Marcelle Viana das. Análise de jogos digitais vencedores do goty quanto às suas funcionalidades de acessibilidade, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024 |
Abstract: | Este artigo avalia a acessibilidade em jogos digitais vencedores do prêmio "Game of the Year" (GOTY) desde a criação da categoria "Innovation in Accessibility" no evento The Game Awards. Foram analisados The Last of Us Part II (2020), It Takes Two (2021), Elden Ring (2022) e Baldur's Gate III (2023), utilizando as métricas das Game Accessibility Guidelines (GAG). A pesquisa teve como objetivo identificar os recursos de acessibilidade implementados e as lacunas presentes em cada título. Métodos de análise comparativa foram empregados para examinar aspectos como mobilidade, cognição, visão, audição e acessibilidade geral. Os resultados revelaram que The Last of Us Part II alcançou 85% de conformidade com as diretrizes, destacando-se como o jogo mais acessível, seguido por Baldur's Gate III com 75%. It Takes Two obteve 74%, demonstrando uma abordagem mediana, enquanto Elden Ring ficou com 64%, sugerindo a necessidade de melhorias significativas. Apesar dos avanços na implementação de recursos de acessibilidade, ainda há um potencial considerável para aprimoramento. Este estudo contribui para o debate sobre a evolução da acessibilidade nos videogames, evidenciando a importância de continuar desenvolvendo recursos que permitam uma experiência inclusiva para todos os jogadores. This paper evaluates accessibility in digital games that have won the "Game of the Year" (GOTY) award since the creation of the "Innovation in Accessibility" category at The Game Awards. The games analyzed were The Last of Us Part II (2020), It Takes Two (2021), Elden Ring (2022), and Baldur's Gate III (2023), using the metrics from the Game Accessibility Guidelines (GAG). The research aimed to identify the accessibility features implemented and the gaps present in each title. Comparative analysis methods were employed to examine aspects such as mobility, cognition, vision, hearing, and overall accessibility. The results revealed that The Last of Us Part II achieved 85% compliance with the guidelines, standing out as the most accessible game, followed by Baldur's Gate III with 75%. It Takes Two scored 74%, demonstrating a median approach, while Elden Ring scored 64%, indicating the need for significant improvements. Despite the advances in implementing accessibility features, there is still considerable potential for improvement. This study contributes to the discussion on the evolution of accessibility in video games, highlighting the importance of continuing to develop features that enable an inclusive experience for all players. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35487 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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