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Título: Data-driven sales: como pequenas empresas podem usar dados para crescer
Título(s) alternativo(s): Data-driven sales: how small businesses can use data to grow
Autor(es): LIMA, Gabriel Santana de
Orientador(es): SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Análise de dados;Pequenas e médias empresas;Tomada de decisão;Competitividade
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002
Referência Bibliográfica: LIMA, Gabriel Santana de. Data-driven sales: como pequenas empresas podem usar dados para crescer, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como pequenas empresas podem utilizar dados de forma estratégica na área comercial, mesmo com recursos limitados. A pesquisa parte da observação de que, embora dados sejam gerados diariamente nesses negócios, ainda é comum que decisões comerciais sejam baseadas em intuição ou experiência acumulada. Por meio de fundamentação teórica e de um estudo de caso, o trabalho demonstra que é possível aplicar práticas orientadas por dados de forma simples, acessível e eficaz. O estudo de caso apresenta a realidade da empresa Bella Calçados, evidenciando desafios como precificação, promoções baseadas em suposições e desconhecimento do desempenho das vendas. A partir da organização e análise de dados já disponíveis, são formuladas perguntas, hipóteses e decisões comerciais mais alinhadas com os objetivos do negócio. O trabalho conclui que o uso estratégico de dados pode representar um diferencial competitivo mesmo em contextos com pouca estrutura, desde que haja uma mudança de mentalidade. Ao adotar uma postura mais analítica e intencional, pequenas empresas podem tomar decisões mais claras, eficientes e sustentáveis.
This study aims to investigate how small businesses can use data strategically in the commercial area, even with limited resources. The research is based on the observation that, although data is generated daily in these businesses, commercial decisions are still often based on intuition or accumulated experience. Through theoretical grounding and a case study, the work demonstrates that it is possible to apply data-driven practices in a simple, accessible, and effective way. The case study presents the context of the company Bella Calçados, highlighting challenges such as pricing, assumption-based promotions, and lack of visibility into sales performance. By organizing and analyzing data already available, the study proposes questions, hypotheses, and commercial decisions more aligned with the business's objectives. The work concludes that the strategic use of data can represent a competitive advantage even in low-structure environments, provided there is a mindset shift. By adopting a more analytical and intentional approach, small businesses can make clearer, more efficient, and more sustainable decisions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35456
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

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