Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35394
Title: O impacto do Arduino na educação tecnológica
Other Titles: The impact of Arduino on technology education
Authors: SILVA, Danilo Nunes da
Advisor: SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra
type of document: Monografia
Keywords: Ensino profissional e técnico;Neurociências;Aprendizado computacional;Pensamento lógico
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 002
Citation: SILVA, Danilo Nunes da. O impacto do Arduino na educação tecnológica, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o impacto da plataforma Arduino na educação tecnológica, considerando seus aspectos técnicos, pedagógicos e cognitivos. A pesquisa foi conduzida com base em revisão bibliográfica, estudos de caso nacionais e internacionais, e fundamentação teórica nas áreas de desenvolvimento de sistemas, eletrônica e neurociência educacional. A partir da contextualização histórica do Arduino e da descrição de seus recursos técnicos e didáticos, o estudo explora como sua aplicação no ensino estimula o pensamento computacional, o raciocínio lógico e a aprendizagem significativa, especialmente em instituições públicas como ETECs, FATECs e o IFSP. Além disso, são discutidos os benefícios, os desafios de implementação e os resultados observados em projetos curriculares e extracurriculares, como oficinas e competições de robótica. A análise sugere que o Arduino pode ampliar o acesso à tecnologia, fortalecer a formação técnica dos estudantes e contribuir para uma abordagem pedagógica mais ativa, prática e inovadora.
This Final Graduation Project aims to analyze the impact of the Arduino platform on technological education, considering its technical, pedagogical, and cognitive aspects. The research was conducted through a bibliographic review, national and international case studies, and theoretical foundations in the areas of systems development, electronics, and educational neuroscience. Based on the historical background of Arduino and the description of its technical and didactic resources, the study explores how its application in education stimulates computational thinking, logical reasoning, and meaningful learning, especially in public institutions such as ETECs, FATECs, and IFSP. In addition, the study discusses the benefits, implementation challenges, and observed outcomes in both curricular and extracurricular projects, such as workshops and robotics competitions. The analysis suggests that Arduino can expand access to technology, strengthen students’ technical training, and contribute to a more active, practical, and innovative pedagogical approach.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35394
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analiseedesenvolvimentodesistemas_2025_1_danilonunesdasilva_oimpactodoarduinonaeducaçãotecnológica.pdf
  Restricted Access
303.42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.