Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35363
Título: Aproveitamento de areia da estação de tratamento de esgoto (ETE)
Autor(es): OLIVEIRA, Miguel Frauzino de
PEREIRA, Kaiki Gomes
CORREIA, Rafael Silva
Orientador(es): LOPES, Aline dos Santos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Química;Tratamento de esgotos sanitários
Data do documento: 2024
Editor: 244
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Miguel Frauzino de et al. Aproveitamento de areia da estação de tratamento de esgoto (ETE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual Cidade do Livro, Lençóis Paulista, 2024.
Resumo: A crescente demanda por soluções sustentáveis no setor de saneamento básico tem motivado estudos sobre o aproveitamento de resíduos de estações de tratamento de esgoto (ETE). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar a viabilidade da reutilização da areia gerada durante o tratamento de esgoto, com foco na redução de impactos ambientais e na adição de valor econômico. A metodologia envolveu o tratamento da areia para a remoção de microrganismos patogênicos, como o fungo Candida sp., a bactéria Escherichia coli, ovos de helmintos e Streptococcus fecais, e sua posterior aplicação na construção civil, especificamente na mistura com brita e asfalto. Os resultados indicaram que a areia tratada pode ser utilizada com sucesso na pavimentação, contribuindo para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários e promovendo benefícios ambientais. Conclui-se que o aproveitamento da areia proveniente de ETEs é uma alternativa viável e eficaz, com potencial para melhorar a gestão de resíduos e promover a sustentabilidade no setor de saneamento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35363
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.