Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35352
Título: O impacto da produção de biojoias na promoção da sustentabilidade e da economia circular
Título(s) alternativo(s): The impact of biojewelry production on promoting sustainability and the circular economy
Autor(es): SILVA, Daniele Santos da
MOURA, Mariângela Gomes de Barros
Orientador(es): CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Economia circular;Feiras;Artesanato;Sustentabilidade;Preservação ambiental
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Daniele Santos da; MOURA, Mariângela Gomes de Barros. O impacto da produção de biojoias na promoção da sustentabilidade e da economia circular, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A produção de biojoias na Zona Leste de São Paulo representa um exemplo promissor de adaptação da tradição artesanal aos desafios contemporâneos, promovendo a economia circular e a valorização de materiais naturais. Esse processo, que vai da semente à joia, busca minimizar o impacto ambiental e gerar valor social. As feiras de artesanato da Penha e do Parque do Carmo desempenham um papel essencial nesse cenário, fomentando a sustentabilidade e a economia circular por meio da produção e comercialização de biojoias. O objetivo central deste estudo é analisar o impacto da produção de biojoias nas feiras de artesanato dessas duas localidades, observando sua contribuição para a sustentabilidade e a economia circular na Zona Leste. Os resultados do estudo revelaram que a produção de biojoias nas feiras da Penha e do Parque do Carmo tem um impacto significativo na promoção da sustentabilidade e da economia circular, valorizando a cultura regional e reforçando a tradição artesanal. Entre as principais conclusões, destacam-se o impacto ambiental positivo, com a utilização de materiais reciclados, e o fortalecimento da economia local por meio da geração de renda para os artesãos. A valorização da cultura local também é um ponto relevante, assim como a conscientização ambiental promovida pelo consumo e produção de ecojoias. Em suma, a produção de biojoias na Zona Leste de São Paulo demonstra o potencial das práticas artesanais para promover um futuro mais sustentável, contribuindo para a economia circular e para a preservação ambiental.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35352
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.