Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35351
Título: O impacto dos espaços de coworking públicos no desenvolvimento econômico das regiões periféricas de São Paulo: um estudo de caso do Projeto Teia
Título(s) alternativo(s): The impact of public coworking spaces on the economic development of peripheral regions of São Paulo: a case study of Projeto Teia
Autor(es): ABBADE, Adriana Mendes
MARTINS, Donizete
LIMA, Leandro Machado de
PEREIRA, Sandra Luna
Orientador(es): CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Coworking;Empreendedorismo;Sustentabilidade;Periferia
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ABBADE, Adriana Mendes; MARTINS, Donizete; LIMA, Leandro Machado de; PEREIRA, Sandra Luna. O impacto dos espaços de coworking públicos no desenvolvimento econômico das regiões periféricas de São Paulo: um estudo de caso do Projeto Teia, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este trabalho analisou o impacto dos espaços de coworking públicos no desenvolvimento socioeconômico das periferias da cidade de São Paulo - com foco no Projeto Teia - e observou aspectos de inclusão produtiva, sustentabilidade ambiental e adequação da infraestrutura às demandas dos microempreendedores. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com aplicação digital de dois questionários estruturados a gestores e frequentadores das unidades. Os resultados apontaram que o projeto contribui para o fortalecimento de pequenos negócios, incentivo à colaboração e desenvolvimento profissional. Além disso, mostrou que a maioria dos participantes são do sexo feminino, possuem alta escolaridade e pertencem à faixa etária economicamente mais ativa. Ainda, destacou as ações de inclusão social, como as parcerias locais e mentorias, e de sustentabilidade ambiental, embora esta última tenha apresentado baixa percepção por parte dos frequentadores, o que indica fragilidades na comunicação institucional sobre o tema. De modo geral, a pesquisa demonstrou que o projeto fortalece o empreendedorismo local, impulsiona a economia periférica e amplia o acesso à infraestrutura de trabalho. Como ponto de melhoria, recomenda-se o aperfeiçoamento das estratégias de divulgação para que os frequentadores conheçam todos os benefícios do projeto, principalmente as ações sustentáveis, para estimular o engajamento comunitário e consolidar os coworkings públicos como instrumento efetivo de desenvolvimento socioeconômico da periferia de São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35351
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.