Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35337
Título: | Estratégias de marketing digital para divulgação de obras de autores nacionais independentes |
Autor(es): | GOMES, Sofia Pereira |
Orientador(es): | BEGA JUNIOR, Aparecido Carlos |
Outro(s) contribuidor(es): | BEGA JUNIOR, Aparecido Carlos MENDES, Clayde Regina VIRIATO, Marcos Felipe Alves da Silva |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Autor;Marketing |
Data do documento: | 2-Jul-2025 |
Editor: | 276 |
Referência Bibliográfica: | GOMES, Sofia Pereira. 2025. Trabalho de conclusão de curso(Curso Superior de Tecnologia de Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Campinas, campinas, 2025. |
Resumo: | RESUMO
A expansão da internet transformou a maneira como as informações são disseminadas ao redor
do mundo, permitindo troca de ideias, apesar das distâncias, numa velocidade até então inédita.
Antes dela, os livros já representavam uma das importantes ferramentas de propagação de
informações, porém a distribuição era lenta e custosa, limitando o alcance de muitas obras.
Atualmente, o acesso a livros aumentou significativamente, seja por meio de edições físicas
produzidas e distribuídas com maior facilidade, ou por meio de versões digitais, acessíveis
instantaneamente após a compra. Esse cenário impulsionou o crescimento da autopublicação
digital, democratizando as ferramentas de publicação, permitindo que escritores divulguem
suas obras em escala global com custos reduzidos ou até inexistentes, mas também exigiu que
os autores atuem como empreendedores, dominando marketing, construção de marca e
estratégias de divulgação. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo examinar
as táticas de marketing digitais mais eficientes, utilizadas por escritores independentes, para
introduzirem-se no mercado editorial e obterem retorno financeiro com suas obras. Além disso,
buscou-se identificar os principais desafios que os escritores enfrentam ao optar pela
autopublicação e apontar caminhos possíveis para superá-los. Para alcançar tais resultados foi
aplicado um questionário online, baseado em perguntas fechadas e abertas, que obteve 20
respostas, necessárias para o desenvolvimento da pesquisa.
Palavras-chave: autopublicação; autor; livros; marketing digital. ABSTRACT The expansion of the internet has transformed the way information is disseminated around the world, enabling the exchange of ideas across distances at an unprecedented speed. Before its arrival, books were already one of the main tools for spreading informations; however, distribution was slow and costly, limiting the reach of many works. Today, access to books has increased significantly, whether through physical editions produced and distributed more easily or through digital versions, that are instantly accessible after purchase. This scenario has driven the growth of digital self-publishing, democratizing publishing tools and allowing writers to share their works on a global scale with reduced or even no costs. However, it has also required authors to act as entrepreneurs, mastering marketing, brand building, and promotional strategies. Based on this premise, this study aimed to examine the most effective marketing digital strategies used by independent authors to enter the publishing market and achieve financial return from their works. In addition, it sought to identify the main challenges writers face when opting for self-publishing and to suggest possible ways to overcome them. To achieve these results, an online questionnaire was applied, based on both closed and open-ended questions, which received 20 responses, necessary for the development of the research. Keywords: self-publishing; author; books; digital marketing. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35337 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologiaemgestãoempresarial_1_2025_Sofia Pereira Gomes_ Estratégias de marketing digital para divulgação de obras de autores nacionais independentes.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.