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dc.contributor.advisorBEGA JUNIOR, Aparecido Carlos-
dc.contributor.authorGOMES, Sofia Pereira-
dc.contributor.otherBEGA JUNIOR, Aparecido Carlos-
dc.contributor.otherMENDES, Clayde Regina-
dc.contributor.otherVIRIATO, Marcos Felipe Alves da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-29T15:00:57Z-
dc.date.available2025-08-29T15:00:57Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.citationGOMES, Sofia Pereira. 2025. Trabalho de conclusão de curso(Curso Superior de Tecnologia de Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Campinas, campinas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35337-
dc.description.abstractRESUMO A expansão da internet transformou a maneira como as informações são disseminadas ao redor do mundo, permitindo troca de ideias, apesar das distâncias, numa velocidade até então inédita. Antes dela, os livros já representavam uma das importantes ferramentas de propagação de informações, porém a distribuição era lenta e custosa, limitando o alcance de muitas obras. Atualmente, o acesso a livros aumentou significativamente, seja por meio de edições físicas produzidas e distribuídas com maior facilidade, ou por meio de versões digitais, acessíveis instantaneamente após a compra. Esse cenário impulsionou o crescimento da autopublicação digital, democratizando as ferramentas de publicação, permitindo que escritores divulguem suas obras em escala global com custos reduzidos ou até inexistentes, mas também exigiu que os autores atuem como empreendedores, dominando marketing, construção de marca e estratégias de divulgação. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo examinar as táticas de marketing digitais mais eficientes, utilizadas por escritores independentes, para introduzirem-se no mercado editorial e obterem retorno financeiro com suas obras. Além disso, buscou-se identificar os principais desafios que os escritores enfrentam ao optar pela autopublicação e apontar caminhos possíveis para superá-los. Para alcançar tais resultados foi aplicado um questionário online, baseado em perguntas fechadas e abertas, que obteve 20 respostas, necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. Palavras-chave: autopublicação; autor; livros; marketing digital.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The expansion of the internet has transformed the way information is disseminated around the world, enabling the exchange of ideas across distances at an unprecedented speed. Before its arrival, books were already one of the main tools for spreading informations; however, distribution was slow and costly, limiting the reach of many works. Today, access to books has increased significantly, whether through physical editions produced and distributed more easily or through digital versions, that are instantly accessible after purchase. This scenario has driven the growth of digital self-publishing, democratizing publishing tools and allowing writers to share their works on a global scale with reduced or even no costs. However, it has also required authors to act as entrepreneurs, mastering marketing, brand building, and promotional strategies. Based on this premise, this study aimed to examine the most effective marketing digital strategies used by independent authors to enter the publishing market and achieve financial return from their works. In addition, it sought to identify the main challenges writers face when opting for self-publishing and to suggest possible ways to overcome them. To achieve these results, an online questionnaire was applied, based on both closed and open-ended questions, which received 20 responses, necessary for the development of the research. Keywords: self-publishing; author; books; digital marketing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher276pt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstratégias de marketing digital para divulgação de obras de autores nacionais independentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
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