Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35309
Title: O boom empreendedor nos negócios denominados adegas na zona leste de São Paulo: uma análise sobre os principais fatores desse crescimento
Other Titles: The entrepreneurial boom in wine cellar businesses in the east zone of São Paulo: an analysis of the main factors behind this growth
Authors: DELGADO, Analivia Lopes
Advisor: CANELLA, Victor Borges
type of document: Artigo Científico
Keywords: Adega;Empreendedorismo;Consumidor
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: DELGADO, Analivia Lopes. O boom empreendedor nos negócios denominados adegas na zona leste de São Paulo: uma análise sobre os principais fatores desse crescimento, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente artigo analisa o crescimento de estabelecimentos denominados "adegas" na Zona Leste de São Paulo, impulsionado por um "boom" empreendedor. O objetivo geral é analisar os principais fatores desse crescimento nos últimos cinco anos e traçar o perfil do consumidor e empreendedor local. A metodologia compreendeu pesquisa de campo com questionários digitais aplicados a consumidores entre os dias 21/03/2025 a 20/04/2025 e proprietários de adegas entre os dias 04/04/2025 a 25/04/2025 na Zona Leste de São Paulo. Referindo-se à uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Do total de 58 participantes da pesquisa, os resultados demonstram que a maioria dos consumidores entrevistados é do gênero feminino (74,1%) e tem idade entre 18 e 30 anos (36,2%). A principal motivação para a compra é a proximidade do estabelecimento (58,6%), seguida por preço acessível (41,4%) e horário de funcionamento (37,9%). Entre os empreendedores, do total de 19 participantes da pesquisa, a maioria é do gênero masculino (73,7%) e tem idade entre 31 e 40 anos (42,1%). Os principais fatores motivacionais para empreender no setor são a geração de renda e o segmento lucrativo (31,6% cada). Dessa forma, conclui-se que a conveniência geográfica, os fatores econômicos e a flexibilidade de horário são os principais atrativos para os consumidores. Já para os empreendedores, a busca por ganhos financeiros e o desejo de empreender são as maiores motivações. O estudo sugere a predominância de um público mais jovem entre os consumidores e entre os empreendedores um público de meia-idade atuando no setor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35309
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2025_1_analiviadelgado_oboomempreendedordasadegas.pdf
  Restricted Access
313.11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
gestaoempresarial_2025_1_analiviadelgado_oboomempreendedordasadegas_TA.pdf
  Restricted Access
157.67 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.