Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35239
Título: Mudanças climáticas e queimadas: o impacto no desenvolvimento econômico de São José do Rio Preto e o papel da tecnologia
Título(s) alternativo(s): Climate change and wildfires: the impact on the economic development of São José do Rio Preto and the role of technology
Autor(es): GARCIA, Daiane Cristina de Oliveira
COSTA, Érica Ferreira da
OLIVEIRA, Hélder Cristiano dos Santos
MALHEIROS, Luana Carvalho
Orientador(es): LIMA, Nirlei Santos de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Agronegócio;Agricultura sustentável;Impactos ambientais
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: GARCIA, Daiane Cristina de Oliveira; COSTA, Érica Ferreira da; OLIVEIRA, Hélder Cristiano dos Santos; MALHEIROS, Luana Carvalho. Mudanças climáticas e queimadas: o impacto no desenvolvimento econômico de São José do Rio Preto e o papel da tecnologia, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo analisa os impactos ambientais e socioeconômicos das mudanças climáticas e das queimadas na região de São José do Rio Preto (SP), com ênfase no papel do agronegócio e da tecnologia. Com intuito de identificar as mudanças climáticas, apresentar soluções tecnológicas existentes que possam reduzir os impactos ambientais e econômicos, assim como, investigar se o poder público tem ações aplicadas ao combate às queimadas e às mudanças climáticas, foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental, análise de dados climáticos, econômicos, além de legislações e planos econômicos locais, como também alternativas sustentáveis para a produtividade do agronegócio. Os resultados indicam o avanço da mudança climática com o aumento das temperaturas médias e da frequência de queimadas na região, especialmente em áreas agrícolas. O uso do fogo na colheita da cana-de-açúcar ainda é comum devido a fatores econômicos e culturais. O estudo aponta alternativas sustentáveis na colheita, como a produção de biocombustíveis de 2ª geração e a trituração mecânica da vegetação para adubo. A análise mostra a importância de políticas públicas, como o Programa Município VerdeAzul, para promover um desenvolvimento equilibrado da região e em acordo com a Agenda 30. Conclui-se que a mitigação dos desafios climáticos exige ação coordenada entre governo, setor produtivo e sociedade civil, com foco em inovação e sustentabilidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35239
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.