Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35231
Título: Desindustrialização do ABC Paulista: o papel da Fatec na formação profissional como estratégia de enfrentamento da gestão pública
Título(s) alternativo(s): Deindustrialization of ABC Paulista: the role of Fatec in professional training as a strategy to confront public management
Autor(es): SILVA, Leonardo Sabino da
MORCELI, Maurício
HAYASHI, Ricardo Martine
CAPELOTI, Rodrigo Marani
Orientador(es): GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Competitividade;Modelo de negócio;Ensino profissional e técnico;Governança
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Leonardo Sabino da; MORCELI, Maurício; HAYASHI, Ricardo Martine; CAPELOTI, Rodrigo Marani. Desindustrialização do ABC Paulista: o papel da Fatec na formação profissional como estratégia de enfrentamento da gestão pública, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A região do ABC Paulista, tornou-se altamente dependente de grandes indústrias automobilísticas multinacionais a partir de 1950, passando a lidar com as consequências de um processo de desindustrialização iniciado na década de 1990. Isso resultou de problemas de guerra fiscal, do uso da automação industrial para aumentar a competitividade e qualidade, da especulação imobiliária fomentada pelo progresso econômico e, mais recentemente, do surgimento de novas tecnologias como a eletrificação veicular, que tem atingido em cheio a hegemonia das gigantes deste setor, trazendo novos riscos para a região. O objetivo deste trabalho foi compreender as causas e efeitos deste processo, avaliando o nível de contribuição dos cursos de graduação tecnológica oferecidos pela FATEC, como estratégia da Gestão Pública para mitigação dos efeitos da desindustrialização, visando a ressignificação da região como polo tecnológico e a diferenciação de outras regiões concorrentes, para atrair indústrias de alta tecnologia e novos modelos de negócios baseados em novas tecnologias. Por meio de uma revisão bibliográfica foram obtidas informações sobre a implementação de novos cursos para fomentar novas competências profissionais, contribuindo para geração de renda externa ao ramo automotivo. Na conclusão, mostra-se que a estratégia de enfrentamento baseada na formação profissional tecnológica da população, adotada pela Gestão Pública por meio da FATEC, dialoga diretamente com um dos maiores entraves produtivos atualmente enfrentados pelas empresas, que é a falta de uma força de trabalho qualificada. Tal estratégia, aliada à infraestrutura já existente na região, tem o potencial de gerar um relevante diferencial regional para atração de investimentos e manutenção das operações atuais, promovendo a sustentabilidade não somente no aspecto econômico, mas também no aspecto social, ao facilitar inserção de novos profissionais no mercado de trabalho e requalificando profissionais que entrariam em obsolescência frente às novas necessidades impostas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35231
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.