Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35227
Título: Os impactos das obras do VLT na cidade de Santos
Título(s) alternativo(s): The impacts of the VLT works in the city of Santos
Autor(es): CRUZ, Lidiane Santos Rodrigues da
FRANÇA, Priscilla Nathalia Aparecida dos Santos
Orientador(es): GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Transporte urbano;Transporte ferroviário;Comércio
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: CRUZ, Lidiane Santos Rodrigues da; FRANÇA, Priscilla Nathalia Aparecida dos Santos. Os impactos das obras do VLT na cidade de Santos, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos ocasionados pelas obras de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos no município de Santos, no Estado de São Paulo, partindo do princípio sobre a importância e vantagens da aplicabilidade do meio transporte na região e os prejuízos enfrentados pelos cidadãos e comerciantes devidos as obras de expansão do meio de transporte. Além disso, o estudo utiliza como contraste para profundida do tema, a perspectiva dos residentes e comerciantes locais que trafegam frequentemente nas áreas afetadas pela construção, apresentando o ponto de vista técnico e opinativo sobre os impactos ocasionados pelas obras de expansão do transporte na região. A pesquisa foi fundamentada em revisões bibliográficas e na aplicação de um estudo de caso através de um questionário online com a população da cidade de Santos e municípios vizinhos, que trafegam frequentemente pelas áreas afetadas. Através da metodologia aplicada, o estudo possuiu como foco apresentar os benefícios da expansão do meio de transporte e a identificação dos principais transtornos enfrentados pela população, além de possíveis prejuízos econômicos ocasionadas pelas obras. E com base nas respostas do estudo de caso, foram analisadas e propostas estratégias para minimização e mitigação dos impactos negativos ocasionados, como a realização de reuniões prévias com a comunidade e a definição de horários alternativos para as intervenções. Dessa forma, o artigo destaca a importância de uma gestão pública participativa, que considere as demandas locais e adote práticas transparentes e integradas, assegurando a segurança e bem-estar de todos os cidadãos impactados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35227
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestãoempresarial_2025_1_lidianesantos_osimpactosdasobrasvlt.pdf
  Restricted Access
172.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
gestaoempresarial_2025_1_lidianesantos_osimpactosdasobrasvlt_TA.pdf
  Restricted Access
186.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.