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Título: O sistema hidroviário da represa Billings: um estudo comparativo entre modais
Autor(es): SILVA, Gustavo Paixão da
SOUZA, Maria Vanessa de
Orientador(es): MORAIS, Roberto Ramos de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Simulação;Sustentabilidade
Data do documento: 14-Jun-2025
Editor: 111
Referência Bibliográfica: SILVA, Gustavo Paixão da; SOUZA, Maria Vanessa de. O sistema hidroviário da Represa Billings: um estudo comparativo entre modais, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Logística) Fatec Zona Leste, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo analisa a viabilidade de um sistema de transporte lacustre na Represa Billings, em São Paulo, como alternativa sustentável ao atual sistema de transporte rodoviário por ônibus. O problema investigado centra-se nos desafios enfrentados pela mobilidade urbana na região da represa, marcada por congestionamentos, longos tempos de deslocamento e impacto ambiental. O objetivo principal é comparar a eficiência do transporte aquaviário com o terrestre, considerando critérios como tempo, custo e a sustentabilidade. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, levantamento de dados secundários sobre o sistema tradicional e lacustre, e a simulação de cenários utilizando o software ARENA. Os resultados apontaram que o transporte hidroviário apresenta vantagens significativas em termos de tempo de trajeto. A simulação demonstrou uma diminuição de até 24% no tempo de deslocamento em relação ao transporte por ônibus. Conclui-se que a adoção do transporte lacustre na Represa Billings é viável e recomendável, podendo contribuir para um sistema de mobilidade mais eficiente, sustentável e integrado, desde que acompanhada de investimentos em infraestrutura e políticas públicas adequadas.
Descrição: This study analyzes the feasibility of a lake transportation system on the Billings Dam in São Paulo, as a sustainable Paulo, as a sustainable alternative to the current bus transportation system. transportation system. The problem investigated centers on the challenges faced by urban urban mobility in the reservoir region, marked by congestion, long commuting times and environmental impact. and environmental impact. The main objective is to compare the efficiency of water and land transportation, taking into account criteria such as criteria such as time, cost and sustainability. The methodology adopted included secondary data on the traditional and lake systems, and the simulation of scenarios lake system, and the simulation of scenarios using ARENA software. The results showed that waterway transportation has significant advantages in terms of travel time. in terms of travel time. The simulation showed a reduction of up to 24% in the time compared to bus transportation. The conclusion is that adoption of lake transportation on the Billings Reservoir is feasible and recommended, can contribute to a more efficient, sustainable and integrated mobility system, provided that it is accompanied by integrated mobility system, provided that it is accompanied by investments in infrastructure and policies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35213
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