Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35204
Title: Aperfeiçoamento do protótipo de reconhecimento facial para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
Authors: SANTOS, Lauren Elias dos
Advisor: OLIVEIRA, Elaine Conceição de
type of document: Monografia
Keywords: Transtorno do espectro autista;Impressão 3D
Issue Date: Jun-2025
Publisher: 003
Citation: SANTOS, Lauren Elias dos. Aperfeiçoamento do protótipo de reconhecimento facial para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2025.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social, comportamentos repetitivos, podendo incluir limitações cognitivas, motoras e sensoriais. Entre essas dificuldades, está a capacidade de reconhecimento facial e corporal, essencial para o desenvolvimento social e afetivo. Este trabalho tem como objetivo o aperfeiçoamento de um protótipo de reconhecimento facial voltado para pessoas com TEA, buscando maior funcionalidade, realismo e humanização. O aprimoramento se deu por meio da construção de um molde facial impresso em 3D com traços mais humanizados, promovendo identificação visual e facilitando o aprendizado. Além disso, o projeto integrou um circuito eletrônico com sensores infravermelhos, diodos emissores de luz (LEDs) e um módulo de áudio, possibilitando uma resposta interativa ao usuário. O uso da tecnologia de impressão 3D foi fundamental para criar peças personalizadas, removíveis e adaptáveis, ampliando a aplicação didática do dispositivo. Este estudo reforça a importância de tecnologias personalizadas no processo educacional de pessoas com autismo, promovendo inclusão, autonomia e aprendizado por meio de interfaces mais humanas e funcionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35204
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.