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Título: Sistema de roteirização multipontos com dijkstra: uma abordagem para uso em disciplinas de logística na Fatec Mogi das Cruzes
Autor(es): SANTOS, Rafael Martins Cordeiro dos
Orientador(es): MOLINA, Mariângela Ferreira Fuentes
Outro(s) contribuidor(es): CODO, Fabio
VALVERDE, Adriana Natividad Lopez
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Roteirização;Logística;Algoritmo
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: 184
Referência Bibliográfica: SANTOS, Rafael Martins Cordeiro dos. Sistema de roteirização multipontos com dijkstra : uma abordagem para uso em disciplinas de logística na fatec Mogi das Cruzes, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024
Resumo: Da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, a Logística veio se consolidando como uma área de estudo responsável por entender como manipular recursos materiais da forma mais econômica possível. Seja no meio militar quanto empresarial, a Logística se preocupa, em última análise, em poupar tempo e dinheiro. Dentre muitas atribuições da Logística, se destaca a roteirização de veículos, pois é importante garantir que a movimentação de recursos aconteça percorrendo os caminhos mais curtos possíveis, envolvendo muita tecnologia e dados nesse desafio. Para uma empresa em um mercado global caminhando para a concretização da Quarta Revolução Industrial, integrar o setor logístico à tecnologia se faz obrigatório, pois com ela que se é capaz de integrar o setor com sistemas de informação e processar enormes volumes de dados, beneficiando a Logística com tomadas de decisão mais acertivas. Para empresas de pequeno porte, o acesso a alguns sistemas de informação podem ser inviáveis economicamente. Tendo em vista todo esse cenário, este trabalho tem por objetivo explorar detalhadamente o processo de desenvolvimento de um protótipo de sistemas de roteirização que possui a funcionalidade de cálculo de rotas multiponto com o menor caminho possível, adaptando o algoritmo Dijkstra para calcular rotas com pontos intermediários devidamente ordenados e utilizando dados públicos e tecnologias de uso aberto, entendendo todas as implicações técnicas, desafios e aplicabilidade
From the Second World War to nowadays, Logistics has been consolidating as a as a study area responsible to understand how to manipulate material resources in the most economic way possible. Wether in the military or business environment, Logistics is ultimately concerned with saving time and money. Among the many tasks of Logistics, vehicle routing stands out, as it is important ensure that the movement of resources takes place via the shortest possible routes, involving a lot of tecnology and data in this challenge. For a company in a global market moving towards the realization of the Fourth Industral Revolution, integrating the logistics sector with tecnology is mandatory, as it is with tecnology that the sector is able to integrate with information systems and proccess huge volumes of data, benefiting Logistics with more accurate decisionmaking. For small companies, access to some information systems may be economically unfeasible. In view of this scenario, this work aims to explore in detail the development of process of a prototypeof routing systems that has the functionality of calculating multipoint routes with the shortest possible path, adapting the Dijkstra algorithm to calculate routes with properly ordered intermediate points and using public data and open-use technologies, understanding all the technical implications, challenges and applicability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35169
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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