Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35162
Título: Tecnologias sustentáveis para a redução de CO₂ no APL de siderurgia e metalurgia de Pindamonhangaba
Título(s) alternativo(s): Sustainable technologies for CO₂ reduction in the Pindamonhangaba steel and metallurgy cluster
Autor(es): ROSA, Ana Paula Silva
NAKAMURA, Debora Madalena Santos
SILVA, Gabriela Bonifacio da
CUNHA, Luiz Eduardo Santos da
Orientador(es): GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Dióxido de carbono;Redução;Biomassa;Inovação;Sustentabilidade
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ROSA, Ana Paula Silva; NAKAMURA, Debora Madalena Santos; SILVA, Gabriela Bonifacio da; CUNHA, Luiz Eduardo Santos da. Tecnologias sustentáveis para a redução de CO₂ no APL de siderurgia e metalurgia de Pindamonhangaba, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como a adoção de tecnologias sustentáveis pode contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) no Arranjo Produtivo Local (APL) de siderurgia e metalurgia de Pindamonhangaba/SP. Considerando a relevância econômica e ambiental do setor, a pesquisa justifica-se pela necessidade de alinhar o desenvolvimento industrial às diretrizes de sustentabilidade e às metas de descarbonização. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica sistemática, de natureza qualitativa, contemplando publicações acadêmicas, relatórios técnicos e documentos institucionais dos últimos dez anos. Os resultados demonstram que a substituição do carvão mineral por biomassa renovável, o uso do hidrogênio verde, a implementação de sistemas de captura e utilização de carbono e a automação industrial são alternativas tecnológicas promissoras para a mitigação das emissões. Além disso, foram identificadas medidas de gestão logística e reaproveitamento de resíduos com alto potencial de impacto ambiental e econômico. A pesquisa também destaca a importância de políticas públicas locais, capacitação técnica e certificações ambientais para viabilizar essas soluções. O estudo contribui com a comunidade externa ao oferecer subsídios para a tomada de decisão de gestores públicos, industriais e instituições de ensino, além de propor caminhos viáveis para a transição energética no setor. Conclui-se que, com planejamento estratégico e cooperação entre os atores envolvidos, é possível promover um modelo de desenvolvimento industrial mais limpo e eficiente, alinhado aos princípios da sustentabilidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35162
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2025_1_anapaula_tecnologiassustentaveisreducao.pdf
  Restricted Access
687.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
gestaoempresarial_2025_1_anapaula_tecnologiassustentaveisreducao_TA.pdf
  Restricted Access
248.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.