Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35145
Título: Emprego e desenvolvimento social: o impacto de parcerias estratégicas no crescimento econômico local
Título(s) alternativo(s): Employment and social development: the impact of strategic partnerships on local economic growth
Autor(es): PENA, Ingrid Carbonari Gonçalves
ALVES, Katiele Aparecida Santos
SERPEJANTE, Stella Macedo de Souza
Orientador(es): SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desenvolvimento social;Desenvolvimento econômico;Inovação;Tecnologia;Planejamento estratégico
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: PENA, Ingrid Carbonari Gonçalves; ALVES, Katiele Aparecida Santos; SERPEJANTE, Stella Macedo de Souza. Emprego e desenvolvimento social: o impacto de parcerias estratégicas no crescimento econômico local, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo analisa os impactos das parcerias estratégicas entre os setores público e privado no desenvolvimento socioeconômico da cidade de Osasco, com foco na atuação de startups e iniciativas de inovação tecnológica. A pesquisa investiga como a articulação entre políticas públicas, capacitação profissional e empreendedorismo contribui para a geração de empregos, o fortalecimento do ecossistema local e a promoção de práticas sustentáveis. Utilizando abordagem qualitativa, apoiada por análise documental e dados secundários, foram identificados avanços significativos, especialmente no período pós-pandemia. Dentre os destaques estão a implementação do Plano Estratégico de Tecnologia “Osasco, Cidade Inteligente, Humana e Sustentável”, o chamamento público da Agência INOVA OZ para soluções inovadoras e a parceria com o Mercado Livre para capacitação digital de empreendedores. Os dados indicam uma transição para um modelo de gestão pública mais digital, participativa e sustentável, com articulação eficaz entre diferentes agentes. A pesquisa também revela o impacto positivo dessas iniciativas na inclusão digital, no estímulo ao empreendedorismo e na geração de novas oportunidades de renda e trabalho, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Osasco.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35145
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.