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Título: Crimes cibernéticos, segurança da informação e educação digital
Título(s) alternativo(s): Cybercrimes, information security and digital education
Autor(es): GOMES, Fernanda Teles
Orientador(es): CINTRA, Fausto Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação à distância;Segurança à navegação
Data do documento: Jun-2015
Editor: 109
Referência Bibliográfica: GOMES, Fernanda Teles. Crimes cibernéticos, segurança da informação e educação digital, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015
Resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar algumas questões que surgiram por conta do advento de novas tecnologias e da popularização da Internet. Entre as novidades trazidas pela era digital, encontram-se os crimes cibernéticos, que lesam pessoas físicas e jurídicas, instituições e governos, não tendo sido, ainda, suficientemente estudados. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, passando à identificação, apresentação e classificação de alguns dos crimes cibernéticos tipificados. Discutiram-se atos ilícitos ocorridos na história por conta dos avanços tecnológicos, abordando temas como segurança da informação e mecanismos preventivos. Constatou-se que algumas condutas lesivas sequer possuem previsão legal e meios adequados de punição e responsabilização. Demonstrou-se, ainda, a necessidade da introdução da disciplina Educação Digital nas matrizes curriculares das escolas públicas e privadas.
This paper aims to address some issues that have arisen due to the advent of new technologies and the popularization of the Internet. Among the latest news brought by the digital age are cyber crimes that harm individuals and corporations, institutions and governments, have not been sufficiently studied yet. For that, a literature research was conducted, in order to identify, to describe and to categorize some of the classified cyber crimes. Illegal acts that occurred through history owing to technological advances were discussed, covering topics such as information security and preventive mechanisms. It was found that some harmful behaviors have not even had provision and appropriate punishment and accountability means. The study also demonstrates the need for the introduction of Digital Education subject in the curriculum of public and private schools.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35138
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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