Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35102
Title: Reconhecimento de pokémon por meio de visão computacional e aprendizado de máquina
Authors: RODRIGUES, Daniele O.
SANTOS, Igor P. L.
Advisor: MARINHO, Ronnie Shida
Other contributor: SILVA, Rodrigo Felipe da
CHICOLI, Renata Motta
type of document: Artigo Científico
Keywords: Visão computacional;Imagem;Aprendizado computacional
Issue Date: 28-Nov-2024
Publisher: 291
Citation: RODRIGUES, Daniele O.; SANTOS, Igor P. L. Reconhecimento de pokémon por meio de visão computacional e aprendizado de máquina, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Adamantina, Adamantina, 2025.
Abstract: Este trabalho aborda a identificação de Pokémon utilizando técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina. O objetivo é construir um modelo que possa reconhecer diferentes espécies de Pokémon a partir de imagens, facilitando sua classificação automática. A fundamentação teórica explora conceitos de visão computacional e redes neurais convolucionais, analisando a importância da detecção de padrões visuais. O método utilizado inclui a coleta de um conjunto de dados com diversas imagens de Pokémon e o treinamento de um modelo de deep learning para realizar a classificação. Os resultados demonstraram alta precisão, validando a eficácia do modelo proposto e sua aplicabilidade em diferentes cenários. Conclui-se que a combinação de aprendizado profundo e técnicas de visão computacional é promissora para a identificação de imagens no contexto de jogos e aplicativos interativos.
This study addresses the identification of Pokémon using computer vision and machine learning techniques. The objective is to develop a model capable of recognizing different Pokémon species from images, enabling automatic classification. The theoretical foundation explores concepts of computer vision and convolutional neural networks, emphasizing the importance of visual pattern detection. The methodology includes the collection of a dataset containing various Pokémon images and the training of a deep learning model to perform classification. The results demonstrated high accuracy, validating the effectiveness of the proposed model and its applicability in diverse scenarios. It is concluded that the combination of deep learning and computer vision techniques is promising for image identification in the context of games and interactive applications.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35102
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Daniele e Igor.pdf
  Restricted Access
484.22 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.