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Title: Estudo de estabilização de embarcações com aplicação em um modelo
Other Titles: Study of vessel stabilization with application in a model
Authors: ROMON, Bruno Pereira
ROMON, Gustavo Pereira
Advisor: PUGLIA, Luiz Vasco
Other contributor: BARRELLA, Flávio Augusto
OAKI, Suely Midori
PUGLIA, Pietro Trevisanello
type of document: Monografia
Keywords: Engenharia automotiva;Eletrônica (aplicações industriais);Tecnologia;Embarcações fluviais;Protótipo;Sensores
Issue Date: 29-Jun-2022
Publisher: 160
Citation: ROMON, Bruno Pereira; ROMON, Gustavo Pereira. Estudo de estabilização de embarcações com aplicação de um modelo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2022. 34 f. il.
Abstract: RESUMO A engenharia é a arte de gerar conforto e facilidade ao ser humano pelo aproveitamento dos recursos naturais. Dessa forma o homem desenvolve, desde os primórdios das civilizações, transportes que permitem a mobilidade sem grandes esforços. Em terra, na água existem hoje diversos transportes para facilitar a vida e o tempo de deslocamento, cada qual com suas vantagens e desvantagens, seja para cargas ou passageiros. Embarcações que utilizam a água como meio de condução tem grandes vantagens por necessitar pouca energia para seu deslocamento, mas com a desvantagens do desconforto do homem quando exposto condições climáticas adversas. Essas condições resultam no balanço da embarcação, perda de estabilidade em casos mais extremos, mas principalmente em mal-estar dos passageiros. Permitir que embarcações permaneçam estáveis, mesmo em condições adversas é uma busca da engenharia, já com bons resultados às embarcações de grande porte. A estabilização de uma embarcação quando submetida a condições de mau tempo, traz consigo benefícios como evitar danos à carga, melhorar a eficiência da tripulação e proporcionar conforto aos passageiros. O objetivo desse trabalho é implementar um protótipo, com sensores e atuadores, que permita a embarcação compensar os transitórios causados por ondas e ventos, mantendo-se estável nas mais variadas condições de mar. ABSTRACT Engineering is the art of generating comfort and ease to the human being using natural resources. In this way, man develops, since the dawn of civilizations, transports that allow mobility without great efforts. On land, in the air or at sea, there are now several means of transport to make life easier and reduce travel time, each with its advantages and disadvantages, whether for cargo or passengers. Vessels that use water as a means of conduction have great advantages because they need little energy for their displacement, but with the disadvantages of human discomfort when exposed to adverse climatic conditions. These conditions result in the balance of the vessel, loss of stability in more extreme cases, but mainly in the discomfort of passengers. Allowing vessels to remain stable, even in adverse conditions is an engineering pursuit, already with good results for large vessels. The stabilization of a vessel when subjected to bad weather conditions brings benefits such as avoiding damage to the cargo, improving the efficiency of the crew, and providing comfort to passengers. The objective of this work is to implement a prototype, with sensors and actuators, which allows the vessel to compensate for the transients caused by waves and winds, while remaining stable in the most varied sea conditions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35073
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