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Title: Assistente de estacionamento automático
Other Titles: Automatic parking assistant
Authors: EZIDRO, Matheus dos Santos
Advisor: KITANI, Edson Caoru
TORRES, Weslley Medeiros
Other contributor: KITANI, Edson Caoru
DALBO, Fernando Garup
TORRES, Weslley Medeiros
type of document: Monografia
Keywords: Mecatrônica;Indústrias (aplicações industriais);Tecnologia;Protótipo;Sensores;Estacionamentos;Veículos;Projetos de produtos;Microprocessadores
Issue Date: 7-Jul-2022
Publisher: 160
Citation: EZIDRO, Matheus dos Santos. Assistente de estacionamento automático. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2022. 54 f. il.
Abstract: RESUMO O projeto Assistente de Estacionamento Automático se inspirou na tecnologia Park Assist. Essa tecnologia é utilizada para auxiliar o motorista a realizar uma manobra de estacionamento paralelo, utilizando sensores ultrassônicos ao redor do veículo para identificar a distância do veículo com objetos. A partir desses sensores, calcula quais movimentos necessários para realizar o movimento de estacionamento entre dois ob jetos. Este projeto tem o objetivo de utilizar componentes eletrônicos de baixo custo para simular em escala um estacionamento paralelo. Iniciou-se então com a organi zação de todos componentes, utilizando um Arduino UNO como processador, um servo motor para direção das rodas e sensores ultrassônicos HC-SR04 para determi nar a distância do veículo. Para posicionar os componentes, foi utilizado um chassi de um carrinho de controle remoto, com suportes impressos em 3D para sustentação dos sensores. Após montar o protótipo, uma pista de testes foi montada com papelão. Com o protótipo montado, todos componentes testados, iniciou a programação para realizar os testes práticos. Para atingir o objetivo foram realizados dois testes, o pri meiro teste com um espaço disponível para realizar o movimento de estacionamento, e o segundo teste realizado com um espaço que não comporte o protótipo, para testar se a programação conseguiu verificar o tamanho da vaga. Ambos os testes foram repetidos 10 vezes para verificar a precisão do projeto, atingindo uma precisão total de 80% nos testes. Com toda montagem do protótipo, testes nas pistas e a verificação da precisão do projeto, pudemos verificar que apesar dos componentes de baixo custo foi possível atingir uma boa precisão do objetivo estabelecido. ABSTRACT The Automatic Parking Assistant project was inspired by Park Assist technology. This technology is used to assist the driver in performing a parallel parking manoeuvre, using ultrasonic sensors around the vehicle to identify the distance from the vehicle to objects. From these sensors, it calculates which movements are necessary to carry out the parking movement between two objects. This project aims to use low-cost elec tronic components to simulate a parallel parking lot in scale. Then it started with the organization of all components, using an Arduino UNO as a processor, a servo motor for steering the wheels and ultrasonic sensors HC-SR04 to determine the distance of the vehicle. To position the components, a chassis of a remote control cart was used, with 3D-printed supports to support the sensors. After assembling the prototype, a test track was assembled with cardboard. With the prototype assembled, all components tested, the program began to carry out the practical tests. To achieve the objective, two tests were carried out, the first test with an available space to carry out the parking movement, and the second test carried out with a space that does not support the prototype, to test if the programming was able to verify the size of the parking space. Both tests were repeated 10 times to verify the accuracy of the design, reaching a total accuracy of 80% in the tests. With all the assembly of the prototype, tests in the tracks and the verification of the precision of the project, we were able to verify that despite the low cost components it was possible to reach a good precision of the established objective.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35070
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