Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35055
Title: O papel das mídias digitais no desenvolvimento social e sua influência no mercado de trabalho do interior paulista
Other Titles: The role of digital media in social development and its influence on the labor market in the interior of São Paulo
Authors: SILVA, Gabriela Souza
APARECIDO, Tânia Regina
Advisor: SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos
type of document: Artigo Científico
Keywords: Mercado de trabalho;Mídias sociais;Redes sociais;Políticas públicas
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: SILVA, Gabriela Souza; APARECIDO, Tânia Regina. O papel das mídias digitais no desenvolvimento social e sua influência no mercado de trabalho do interior paulista, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Abstract: Este trabalho aborda a relação do papel das mídias digitais e sua influência no mercado de trabalho na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Para o desenvolvimento do estudo, foi adotada uma abordagem mista, combinando elementos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foi feita uma pesquisa de campo online com abordagem exploratória e quantitativa, a fim de coletar dados sobre o uso mídias digitais, bem como a percepção dos entrevistados sobre seu impacto no mercado de trabalho e no desenvolvimento social. Nesta pesquisa verificou-se que as mídias digitais estão amplamente presentes no dia a dia dos entrevistados, sendo que os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook são os mais utilizados. Foi identificada uma forte relação entre as mídias digitais e o mercado de trabalho, e que a maioria da população utiliza ferramentas de mídias digitais para buscar informações sobre empregos e oportunidades profissionais. Apesar da maioria dos entrevistados concordarem que as mídias digitais estão mudando o mercado de trabalho, ainda há uma baixa percepção deles em relação a políticas públicas existentes que incentivem o uso de mídias digitais para o mercado de trabalho e desenvolvimento social local. Muitos ainda acreditam que estas não são suficientes para promover o seu uso de forma positiva.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35055
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.