Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35022
Título: As dificuldades da gestão hídrica no município de Jaguariúna e os impactos no desenvolvimento econômico
Título(s) alternativo(s): The difficulties of water management in the municipality of Jaguariúna and the impacts on economic development
Autor(es): SILVA, Gabriela Santos da
DRAGONE, Jader Augusto
PRADO, Flavio Henrique do
Orientador(es): BONETTE, Luiz Rodrigo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Abastecimento de água;Planejamento de recursos hídricos;Desenvolvimento econômico;Administração pública
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Gabriela Santos da; DRAGONE, Jader Augusto; PRADO, Flavio Henrique do. As dificuldades da gestão hídrica no município de Jaguariúna e os Impactos no desenvolvimento econômico, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A crise hídrica em Jaguariúna evidencia os desafios enfrentados pela gestão dos recursos hídricos no contexto urbano, conforme discutido no presente estudo. Segundo a legislação brasileira (BRASIL, 1997), a água é um bem de domínio público, de valor econômico limitado, cuja gestão deve ser descentralizada e participativa, priorizando o consumo humano e a preservação ambiental. No entanto, a cidade enfrenta dificuldades na superação da deficiência hídrica, que podem ser atribuídas tanto à escassez de recursos quanto à má gestão dos mesmos. A crise não se restringe à disponibilidade física de água, mas também envolve obstáculos na administração eficiente, como a necessidade de planos de manutenção preventiva, parcerias estratégicas e convênios institucionais, além de considerar o impacto econômico regional. Assim, a situação de Jaguariúna reflete a complexidade dos desafios hídricos urbanos, demandando ações integradas e sustentáveis alinhadas às diretrizes da Lei nº 9.433/1997 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU, 2015). Portanto, a crise hídrica na cidade evidencia a urgência de uma gestão mais eficiente e participativa dos recursos hídricos, compatível com os princípios do Desenvolvimento sustentável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2025_1_gabrielasilva_asdificuldadesdagestaohidrica.pdf
  Restricted Access
455.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
gestaoempresarial_2025_1_gabrielasilva_asdificuldadesdagestaohidrica_TA.pdf
  Restricted Access
201.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.