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Title: Implementação de sistema da qualidade ISO 9001:2008: um estudo de caso - laboratório de montagem de óculos
Other Titles: Implementation of the ISO 9001:2008 quality system: a case study - eyeglass assembly laboratory
Authors: RODRIGUES, Leilson Souza
PIMENTA, Wagner Alves
Advisor: PIACENTE, Fabrício José
SILVA, Vanessa de Cillos
Other contributor: SILVA, Reinaldo Gomes da
MIRANDA, Mara Regina Ferreira
type of document: Monografia
Keywords: Gestão da qualidade;Gestão de estoques
Issue Date: 27-Nov-2014
Publisher: 175
Citation: RODRIGUES, Leilson Souza; PIMENTA, Wagner Alves. Implementação de sistema da qualidade ISO 9001:2008: um estudo de caso - laboratório de montagem de óculos. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2014.
Abstract: Sabe-se que o negócio principal de uma ótica é a venda de óculos, que, para ser produzido, necessita da prescrição médica, armação e lentes oftálmicas. A prescrição é emitida por médico oftalmologista em exames de refração às pessoas portadoras de deficiências visuais, tais como, miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. A armação é escolhida pelo cliente no ponto de venda, que emite uma ordem de serviço e encaminha ao departamento de produção. Esse departamento denominado laboratório de montagem é responsável pela logística, gestão de materiais, estoque das lentes oftálmicas e produção dos óculos. Todo trabalho foi desenvolvido no laboratório de montagem com análise, observação e avaliação de documentos da implantação dos procedimentos ISO 9001:2008 e capacitação da equipe. A fim de se obter o máximo de informações da empresa o estudo focou a gestão de estoque e a gestão da produção de serviços e artigos óticos. Porém durante a pesquisa foi constatada uma mudança que aconteceu nas operações da organização no ano anterior ao estudo. Em 2013 a empresa obteve a certificação ISO 9001:2008 para serviços e produtos. Assim o trabalho pode ampliar sua pretensão, dedicando-se não apenas da gestão de estoque de lentes oftálmicas para produção de óculos, mas para a importância do sistema de gestão da qualidade para a produção de óculos nesta empresa. Conclui-se que a implementação das normas trouxe benefícios evidentes para a empresa. Os principais foram redução de perdas, diminuição de prazo de entrega, eliminação de desperdícios, redução de custos, estabilidade de processos, qualificação dos colaboradores, indicativos de desempenho, aumento da eficácia e eficiência e maior satisfação do cliente.
It is known that the main purpose of an optical business is selling glasses and to produce them it’s necessary to have a medical prescription, frames and ophthalmic lenses. The prescription is issued by an ophthalmologist after refraction tests for people who have visual impairment, such as, myopia, astigmatism, hyperopia and presbyopia. The frame is chosen by the customer at the eyeglasses store, which issues a work order and forwards it to the production department. This department named assembly lab is responsible for logistics, materials management, stock of ophthalmic lenses and glasses production. All work was conducted in the mounting laboratory with interviews, observation and evaluating documents. In order to obtain the maximum information from the company, the study focused on inventory management, production management services and optical goods. Although during the search it was found a major change that happened in the organization's operations in the year preceding the study. In 2013 the company obtained the ISO 9901: 2008 certification for services and products. Therefore the work could expand its claims, devoting not only the inventory management of ophthalmic lenses to produce sunglasses, but the importance of the quality management system for the production of glasses in this company. The study concluded the implementation of standards brought clear benefits to the company. The main benefits were the decrease of losses and delivery time, waste disposal, cost reduction, stability of processes, qualification of employees, indicative of performance, increasing the effectiveness and efficiency and greater customer satisfaction.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34981
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