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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34978
Title: | Codeboost : uma abordagem gamificada para a aprendizagem de programação. |
Other Titles: | Codeboost : a gamified approach to learning programming. |
Authors: | ALENCAR, Anthony Wollena ROCHA, Victor Myke Gracioli NUNES, Vinicius da Silva |
Advisor: | LOURENÇO, Luana |
type of document: | Relatório Técnico |
Keywords: | Jogos educativos;Aprendizagem;aplicativos móveis;Linguagem de programação;Interação usuário (computador);Desenvolvimento de software (educação) |
Issue Date: | Jun-2025 |
Publisher: | 113 |
Citation: | ALENCAR, Anthony Wollena; ROCHA, Victor Myke Gracioli; NUNES, Vinicius da Silva. Codeboost: uma abordagem gamificada para a aprendizagem de programação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2025. |
Abstract: | Este relatório apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel com o foco de trazer uma experiência gamificada para auxiliar no aprendizado de programação, utilizando o Duolingo como inspiração. O objetivo principal foi criar uma plataforma acessível e interativa que permita ao usuário aprender conceitos de programação de forma progressiva e motivadora. O aplicativo foi desenvolvido utilizando React Native com Expo para a interface mobile, Node.js com Express na construção da API e PostgreSQL para o armazenamento dos dados. Foram implementadas funcionalidades como sistema de pontuação e progresso de aprendizado. O sistema foi testado manualmente em diferentes dispositivos, demonstrando estabilidade e boa usabilidade. O trabalho contribui para a área de educação tecnológica ao propor uma alternativa lúdica e acessível para estudantes iniciantes. This report presents the development of a mobile application designed to provide a gamified experience to support programming learning, taking inspiration from Duolingo. The primary objective was to create an accessible and interactive platform that allows users to learn programming concepts progressively and in a motivating way. The application was developed using React Native with Expo for the mobile interface, Node.js with Express for API construction, and PostgreSQL for data storage. Features such as a scoring system and learning progress tracking were implemented. The system was manually tested on different devices, demonstrating stability and good usability. This work contributes to the field of educational technology by proposing a playful and accessible alternative for beginner students. |
Description: | Relatório técnico-científico apresentado à Fatec de Mauá, como exigência parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, sob a orientação da profa. Me. Luana Lourenço. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34978 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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