Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34951
Título: A falta de água e os rodízios anuais na cidade de Itu-SP
Título(s) alternativo(s): Water shortages and annual water rationing in the city of Itu, São Paulo
Autor(es): COSTA, Malu de Oliveira Prado
GONÇALVES, Rosemary Fernanda de Cassia
COLOMBO, Vanessa Marques
Orientador(es): PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Abastecimento de água;Distribuição de água;Gestão ambiental;Políticas públicas
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: COSTA, Malu de Oliveira Prado; GONÇALVES, Rosemary Fernanda de Cassia; COLOMBO, Vanessa Marques. A falta de água e os rodízios anuais na cidade de Itu-SP , 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A crise hídrica tem se intensificado em diversas regiões do Brasil, afetando diretamente o abastecimento de água e os serviços básicos à população. No município de Itu, interior do estado de São Paulo, o problema da escassez de água é recorrente e tem raízes históricas, estruturais e ambientais. Este trabalho objetiva analisar os fatores que contribuem para a falta de água na cidade, investigando o histórico do abastecimento, as ações do poder público, o impacto das mudanças climáticas e a participação da sociedade e do setor privado na busca por soluções sustentáveis. Por meio de pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, foram levantados dados históricos e técnicos que revelam a insuficiência dos mananciais, o crescimento populacional desordenado e as perdas na distribuição de água tratada, que chegam a mais de 56% do volume captado. O estudo também destaca experiências positivas, como a da fábrica da PepsiCo. Além das iniciativas privadas, o município tem promovido ações educativas e ambientais, como a Semana da Água, visando à conscientização coletiva. Ainda assim, os efeitos da falta de água permanecem evidentes, principalmente para a população mais vulnerável, que sofre com racionamentos, armazenamento inadequado e riscos à saúde. É fundamental fortalecer a governança hídrica com transparência e participação social para garantir o direito à água de forma equitativa e sustentável. Assim, este estudo reforça a urgência de uma gestão eficiente dos recursos hídricos, capaz de aliar infraestrutura, tecnologia, educação ambiental e responsabilidade compartilhada entre governos, empresas e cidadãos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34951
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2025_1_malucosta_afaltadeaguae.pdf
  Restricted Access
174.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
gestaoempresarial_2025_1_malucosta_afaltadeaguae_TA.pdf
  Restricted Access
151.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.