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Title: A importância do design afetivo na moda para noivas
Other Titles: The importance of affective design in bridal fashion
Authors: LIMA, Isabela Ramos de
Advisor: ROMANATO, Daniella
Other contributor: MORETTI, Nancy de Palma
FAÉ, Carlos Frederico
type of document: Monografia
Keywords: Moda;Moda feminina;Semiologia da moda;História da moda
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 004
Citation: LIMA, Isabela Ramos de. A importância do design afetivo na moda para noivas, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso de Design de Moda, tem como objetivo investigar como o design afetivo influencia na criação dos estilistas e na sustentabilidade na moda no nicho para noivas, gerando uma moda circular, possibilitando que um mesmo vestido possa ser locado e ajustado por várias noivas diferentes ao longo da vida deste vestido, sem perder a qualidade, garantindo alterações exclusivas. A pesquisa se justifica pelo fato de que no mercado de moda para noivas, ainda existe a desvalorização pelo preço de um trabalho minucioso e detalhado, que visa a satisfação da noiva e a beleza da peça. Para aprofundar o tema, será estudada a origem dos vestidos de noiva e sua contextualização histórica até os dias atuais, os impactos gerados no processo criativo do vestido de noiva pelo design afetivo, levando em consideração as emoções ocasionadas nesse momento, também será abordado o comportamento das consumidoras como noiva. Para embasar o estudo, serão utilizados artigos, sites específicos no tema, coleta de dados realizada com noivas através de pesquisa feita pela internet, e entrevista com uma estilista, garantindo uma visão maior sobre emoções, afetividade e sustentabilidade no mercado de noivas na moda.
This final project for the Fashion Design course aims to investigate how affective design influences designers' creations and sustainability in fashion in the bridal niche, generating circular fashion, allowing the same dress to be rented and adjusted by several different brides throughout the life of the dress, without losing quality, ensuring exclusive alterations. The research is justified by the fact that in the bridal fashion market, there is still a devaluation due to the price of meticulous and detailed work, which aims at the bride's satisfaction and the beauty of the piece. To delve deeper into the subject, the origin of wedding dresses and their historical context to the present day will be studied, the impacts generated in the creative process of the wedding dress by affective design, taking into account the emotions caused at that moment, and the behavior of consumers as brides will also be addressed. To support the study, articles, specific websites on the topic, data collection carried out with brides through research conducted on the internet, and an interview with a stylist will be used, ensuring a greater insight into emotions, affection and sustainability in the bridal fashion market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34939
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