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Título: Moda sem gênero como tendência permanente: a consolidação de um segmento relevante no mercado da moda
Título(s) alternativo(s): Genderless fashion as a permanent trend: the consolidation of a relevant segment in the fashion market
Autor(es): TINTO, Giovana Dellelo dos Santos
Orientador(es): CINTRA, Fernanda do Nascimento
Outro(s) contribuidor(es): PEREIRA, Maria Adelina
MORETTI, Nancy de Palma
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Moda;Semiologia da moda
Data do documento: 26-Jun-2025
Editor: 004
Referência Bibliográfica: TINTO, Giovana Dellelo dos Santos. Moda sem gênero como tendência permanente: a consolidação de um segmento relevante no mercado da moda, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aponta a moda sem gênero como uma tendência permanente no cenário contemporâneo, analisando a história da moda, implicações socioculturais da moda agênero suas manifestações no mercado atual. A pesquisa parte da desconstrução da dicotomia entre masculino e feminino para compreender como a moda pode atuar como mecanismo de expressão de identidade em um contexto de crescente visibilidade de corpos e identidades. O estudo também examina o papel das marcas e da publicidade na manutenção ou ruptura de padrões normativos de gênero, destacando exemplos nacionais e internacionais que trabalham com propostas agênero. A metodologia inclui revisão bibliográfica, análise empírica de marcas relevantes do segmento e o desenvolvimento de uma coleção autoral de moda sem gênero. Ao propor a moda agênero como um caminho para a inclusão, este trabalho reforça o papel do vestuário como agente de transformação social.
This undergraduate thesis presents genderless fashion as a permanent trend in the contemporary landscape, analyzing the history of fashion, the sociocultural implications of agender clothing, and its presence in the current market. The research starts from the deconstruction of the dichotomy between masculine and feminine to explore how fashion can act as mechanism for identity expression in a context of growing visibility of diverse bodies and identities. The study also examines the role of brands and advertising in reinforcing or challenging gender norms, highlighting national and international examples that embrace agender approaches. The methodology includes a literature review, empirical analysis of relevant brands, and the development of an original genderless fashion collection. By proposing agender fashion as a path to inclusion, this work reinforces the potential of clothing as an agent for social transformation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34937
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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