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dc.contributor.advisorFRANÇA, Benedito Luciano Antunes de-
dc.contributor.authorBARBOZA, Lucas Araújo-
dc.contributor.otherFREITAS, Rogério Nunes de-
dc.contributor.otherMARCHINI, Daniela Maria Feltrin-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:19:38Z-
dc.date.available2025-08-18T17:19:38Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationBARBOZA, Lucas Araújo. Análise das interfaces gráficas do portal INEP MEC assentada nas heurísticas de Nielsen 2, 6 e 8 visando atender pessoas neurodivergentes, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34901-
dc.description.abstractEste Trabalho de Graduação trata da acessibilidade para o público neurodivergente com uma análise de interfaces assentada nas heurísticas de Jakob Nielsen 2, 6 e 8, “compatibilidade entre o sistema e o mundo real”, “reconhecimento ao invés de memorização” e “estética e design minimalista”, respectivamente. O objeto de estudo assentou-se em algumas páginas do Portal do Inep MEC (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o qual está vinculado ao Portal Gov.br. Para a execução deste estudo, foram elaboradas conceituações técnicas, fundamentadas em indicadores resultantes da leitura de 25 artigos, entre outros documentos, em que abordam patologias neurológicas, como DSM-5 (Manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais), artigos específicos sobre o desenvolvimento de interfaces, como as 10 heurísticas de Nielsen. As principais patologias consideradas na pesquisa foram o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia. Foram considerados, ainda, alguns sintomas e dificuldades em comum, entre outras comorbidades, além das supracitadas. A pesquisa bibliográfico-documental alicerçou-se em literatura médica, e artigos que refletem tanto sobre a definição ideológica quanto sobre a apresentação do contexto histórico em que emerge o movimento da neurodiversidade, sua evolução e os atuais implicantes. Esta pesquisa investigou a qualidade técnica da acessibilidade oferecida pelas interfaces gráficas dos portais de uso público, entre os quais o Portal Inep MEC e, por conseguinte, o Portal Gov.br, visto que o primeiro está integrado ao segundo. Ao final do estudo constatou-se que as interfaces analisadas seguem um alto padrão de acessibilidade, ainda que contenham pequenos e pontuais deslizes que, segundo pôde ser verificado, coaduna com o desenvolvimento de interface acessível e assistiva, em conformidade à legislação brasileira, no que se refere à política de implementação de tecnologias assistivas, para as quais, nossa pesquisa indicou, que as heurísticas de Nielsen colaboram, significativamente, para a garantia da acessibilidade digital, em especial para o público neurodivergentept_BR
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis deals with accessibility for the neurodivergent public with an analysis of interfaces based on Jakob Nielsen's heuristics 2, 6 and 8, “compatibility between the system and the real world”, “recognition instead of memorization” and “aesthetics and minimalist design”, respectively. The object of study was based on some pages of the Inep MEC (Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira) Portal, which is linked to the Gov.br Portal. To carry out this study, technical concepts were developed, based on indicators resulting from the reading of 25 articles, among other documents, in which they address neurological pathologies, such as DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), specific articles on the development of interfaces, such as Nielsen's 10 heuristics. The main pathologies considered in the research were Autism Spectrum Disorder (ASD), Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Dyslexia. Some common symptoms and difficulties were also considered, among other comorbidities, in addition to those mentioned above. The bibliographic-documentary research was based on medical literature and articles that reflect both on the ideological definition and on the presentation of the historical context in which the neurodiversity movement emerges, its evolution and current implications. This research investigated the technical quality of accessibility offered by the graphical interfaces of public use portals, including the Inep MEC Portal and, consequently, the Gov.br Portal, since the former is integrated with the latter. At the end of the study, it was found that the interfaces analyzed follow a high standard of accessibility, even though they contain small and specific errors that, according to our findings, are consistent with the development of an accessible and assistive interface, in accordance with Brazilian legislation, with regard to the policy of implementing assistive technologies, for which, our research indicated, Nielsen's heuristics contribute significantly to ensuring digital accessibility, especially for the neurodivergent public.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise das interfaces gráficas do portal INEP MEC assentada nas heurísticas de Nielsen 2, 6 e 8 visando atender pessoas neurodivergentespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the graphical interfaces of the INEP MEC portal based on Nielsen heuristics 2, 6 and 8 aiming to serve neurodivergent peoplept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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