Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34887
Título: O impacto do descarte de resíduos sólidos no desenvolvimento sustentável de Itapetininga-SP
Título(s) alternativo(s): The impact of solid waste disposal on the sustainable development of Itapetininga-SP
Autor(es): BRISOLA, Gabriele Aparecida de Almeida
TOSTE, Liliane Aparecida Ramos
CAMARGO, Marielly Andressa Souto de
RODRIGUES, Talita de Abreu
Orientador(es): PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Coleta de resíduos urbanos;Materiais recicláveis;Participação comunitária;Políticas públicas
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: BRISOLA, Gabriele Aparecida de Almeida; TOSTE, Liliane Aparecida Ramos; CAMARGO, Marielly Andressa Souto de; RODRIGUES, Talita de Abreu. O impacto do descarte de resíduos sólidos no desenvolvimento sustentável de Itapetininga-SP, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a atual gestão dos resíduos sólidos no município de Itapetininga/SP, buscando identificar os principais desafios e propor estratégias de melhoria. A importância da pesquisa se justifica pela crescente geração de resíduos urbanos e pela necessidade de práticas sustentáveis alinhadas aos princípios da economia circular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A metodologia adotada combinou pesquisa bibliográfica, documental e uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário online a 77 moradores de diferentes regiões da cidade. Os dados obtidos permitiram mapear o comportamento da população quanto à separação de resíduos, o conhecimento sobre a coleta seletiva e as percepções sobre as ações do poder público, e os resultados indicaram que, embora haja um nível razoável de conscientização ambiental, persistem limitações quanto à infraestrutura, à comunicação institucional e à efetiva participação da população. A análise evidenciou ainda, um importante potencial de engajamento social, demonstrado pelo interesse em participar de ações ambientais. Sendo assim, o estudo contribui com a comunidade externa ao oferecer um diagnóstico fundamentado que pode orientar políticas públicas e iniciativas de educação ambiental, concluindo que o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos em Itapetininga demanda ações integradas entre poder público, cooperativas e sociedade civil, além do investimento em infraestrutura e sensibilização da população para práticas de descarte consciente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34887
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2025_1_gabrielebrisola_oimpactododescartede.pdf747.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
gestaoempresarial_2025_1_gabrielebrisola_oimpactododescartede_TA.pdf
  Restricted Access
162.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.