Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34831
Título: Análise dos efeitos socioeconômicos em Indaiatuba com a transferência da atividade produtiva da Toyota
Título(s) alternativo(s): Analysis of the socioeconomic effects in Indaiatuba with the transfer of Toyota's production activity
Autor(es): PALERMO, Jade Fernandes
MURÇA, Marina Freitas
VITAL, Welington Fugita
Orientador(es): ALVES, Fábio da Costa
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desenvolvimento da comunidade;Dependência econômica;Indústria automobilística
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: PALERMO, Jade Fernandes; MURÇA, Marina Freitas; VITAL, Welington Fugita. Análise dos efeitos socioeconômicos em Indaiatuba com a transferência da atividade produtiva da Toyota, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as consequências socioeconômicas da transferência da atividade produtiva da Toyota de Indaiatuba para Sorocaba abordando os impactos sobre o emprego, arrecadação tributária, comércio local, empresas prestadoras de serviços e o posicionamento estratégico de Indaiatuba como polo industrial. A relevância do tema se justifica pela histórica dependência da cidade em relação à montadora e pela necessidade de adaptação frente às transformações na indústria automotiva. Com abordagem mista, o estudo combina pesquisa bibliográfica, análise de dados secundários (IBGE, Caged, SEADE, Portal da Transparência) e levantamento da percepção popular. Os resultados apontam estabilidade nos indicadores formais de emprego e arrecadação do ICMS, sugerindo uma economia relativamente diversificada. No entanto, a percepção dos moradores indica aumento do desemprego, retração do comércio e insatisfação com a atuação do poder público. Conclui-se que, apesar da resiliência econômica de Indaiatuba, persistem fragilidades simbólicas e setoriais que exigem políticas públicas voltadas à diversificação produtiva, requalificação profissional e fortalecimento das redes locais de emprego e renda.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34831
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.